Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGM

Determinantes Culturais do Comportamento Humano (1 º Sem 2019/2020)

Código: 03400
Acrónimo: DCCHum
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Sim
Língua(s) de Ensino: Português, Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 45.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 45.0 h/sem 105.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos
Objectivos
Programa CP1. Avaliação crítica da Psicologia universal e livre-de-cultura
CP2. Interação entre Cultura e Psicologia
CP3. Ecologia, linguagem, perspetivas do mundo (sistema de crenças) e dimensões de valor como determinantes culturais da psique humana individual
CP4. Desenhar, conduzir experiências e analisar dados de investigação no domínio da Cultura e Psicologia
CP5. Avaliar as diferenças individuais e transculturais da personalidade, valores e emoções
Processo de avaliação Modalidades de avaliação:
Avaliação Contínua:

1) Trabalho de grupo: os/as alunos/as vão conduzir e relatar uma experiência de forma a pôr em prática os padrões da escrita académica e as capacidades de análise estatística (25% da nota)
2) Trabalho individual: os/as alunos/as escrevem um ensaio teórico sobre o papel da cultura na mente e comportamento humanos (25% da nota)
3) Teste de avaliação do conhecimento (50% da nota)

Avaliação Final
Exame escrito (100%).
Processo de ensino-aprendizagem As aulas são divididas em palestras, onde os/as alunos/as vão aprender teoria, e seminários onde vão aprender a aplicar essa mesma teoria aos desenhos experimentais e ferramentas de diagnóstico.
Observações
Bibliografia básica Matsumoto, D. & Juang, L. (2016). Culture and Psychology (6th edition). CENGAGE Learning: Boston, USA.
Gelfand, M.J. and Chiu, Ch.-Y., (Eds.) (2011). Advances in Culture and Psychology, (Vol. 1). Oxford University Press.
Bibliografia complementar