Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGM

Desenvolvimento de Competências Interculturais (1 º Sem 2019/2020)

Código: 03398
Acrónimo: DCInt
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Sim
Língua(s) de Ensino: Português, Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 45.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 45.0 h/sem 105.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos
Objectivos
Programa O conteúdo desta UC irá focar os tópicos que se seguem:

CP1. Modelos de desenvolvimento de competências interculturais
CP2. Diferenças interculturais na comunicação verbal e não-verbal
CP3. Analisar incidentes críticos em encontros interculturais
CP4. Treino de competências interculturais
Processo de avaliação Modalidades de avaliação:

Avaliação Contínua:

1) Ensaio escrito (75% da nota); análise e explicação de um caso de estudo de um incidente crítico, recorrendo aos conceitos e teorias aprendidos
2) Diário (25% da nota): notas, ao longo do semestre, sobre questões de aculturação e incidentes críticos observados/percebidos.

Avaliação Final
Exame escrito (100%).
Processo de ensino-aprendizagem A UC está organizada em aulas teóricas e práticas, com ênfase nas últimas, recorrendo a diferentes metodologias de ensino: apresentações orais, exercícios práticos e discussões em grupo em contexto de aula.
Observações
Bibliografia básica Landis, E., Bennet, J.M., & Bennet, M.J., (Eds) (2004). Handbook of Intercultural Training. Third Edition. Sage Publications.
Bhawuk, D. P. S. (1998). The Role of Culture Theory in Cross-Cultural Training. Journal of Cross-Cultural Psychology, 29(5), 630?655.
Bibliografia complementar