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Dissertação em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade (1 º Sem 2019/2020)

Código: 03402
Acrónimo: 03402
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Sim
Língua(s) de Ensino: Inglês, Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 18.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 15.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 16.0 h/sem 434.0 h/sem 0.0 h/sem 450.0 h/sem
2 24.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 21.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 2.0 h/sem 23.0 h/sem 577.0 h/sem 0.0 h/sem 600.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2019/2020
Pré-requisitos nada a referir
Objectivos Esta unidade curricular permitirá aos alunos realizarem pesquisa em questões na área de Psicologia Social e Cultural. A unidade curricular também permitirá aos alunos desenvolverem uma compreensão crítica da literatura teórica e empírica que informa o seu projeto dissertação.
Programa Os alunos serão informados sobre possíveis tópicos de pesquisa e respetivos orientadores no 1.º semestre do 1.º ano, e deverão submeter a sua escolha de tema (juntamente com os nomes dos supervisores) no início do 2.º semestre do 1.º ano. Deste modo, no início da UC os alunos já terão selecionado o tema de dissertação e identificado os respetivos orientadores.

Durante esta unidade curricular, os estudantes irão:
CP1. Formular uma pergunta de investigação
CP2. Realizar uma pesquisa sistemática da literatura sobre a teoria relevante e evidências empíricas, documentando-a em forma escrita
CP3. Formular hipóteses testáveis
CP4. Desenhar um estudo para testar a hipótese
CP5. Definir o desenho e os materiais do estudo
CP6. Implementar o estudo
CP7. Analisar e interpretar os resultados
CP8. Estruturar o conteúdo da dissertação
CP9. Escrever a dissertação
Processo de avaliação Avaliação: A dissertação escrita será avaliada por um Júri que verifica se esta reflete uma investigação empírica teoricamente sustentada e metodologicamente sólida com mérito científico.

Seminário de dissertação:nestes seminários os alunos apresentam o estado do projeto de dissertação ao longo das várias etapas do seu desenvolvimento e implementação, que incluem a discussão do plano de pesquisa, atividades realizadas e previstas, os problemas e soluções encontrados, e conhecimentos adquiridos.
Processo de ensino-aprendizagem Supervisão internacional: os alunos serão supervisionados por um orientador principal da universidade onde realizam o 2.º ano curricular, e por um segundo orientador (coorientador) de uma das instituições parceiras. Os orientadores acompanharão o aluno em todas as etapas do projeto de dissertação de mestrado. O orientador principal reunirá com o aluno presencialmente e regularmente, e o coorientador reunirá com o aluno através de videoconferência.
Observações
Bibliografia básica American Psychological Association (2010). Publication manual of the American Psychological Association, 6th ed. Washington, DC: American Psychology Association.
Reis, H. T., & Judd, C. M. (Eds.) (2000). Handbook of research methods in social and personality psychology. New York: Cambridge University Press.
Sternberg, R. J. (2000). Guide to publishing in psychology journals. Cambridge: Cambridge University Press.
Bibliografia complementar