Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGM

Psicologia Social Dinâmica (1 º Sem 2019/2020)

Código: 03625
Acrónimo: DSP
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Sim
Língua(s) de Ensino: Português, Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 5.0 0.0 h/sem 45.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 45.0 h/sem 80.0 h/sem 0.0 h/sem 125.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2019/2020
Pré-requisitos Nada a referir
Objectivos Este curso tem como objetivo promover o entendimento dos alunos sobre os processos psicológicos sociais a partir de uma perspetiva dinâmica.
Programa A Psicologia Social Dinâmica é um novo ramo da Psicologia Social que se baseia na ideia de sistemas dinâmicos com um conjunto de elementos que interagem em formas complexas, muitas vezes não-lineares, para formar padrões coerentes. Devido à complexidade dessas interações, o sistema pode evoluir de forma imprevisível à medida que novos padrões de comportamento surgem. Esta meta-teoria provou ser útil na compreensão de diversos fenômenos como na meteorologia ou cosmologia. Este módulo mostra como esta perspectiva dinâmica pode ser aplicada à elaboração de teorias e à investigação em psicologia social, e através disso, fornece uma nova visão sobre fenómenos complexos como o comportamento interpessoal, relações sociais, atitudes e a cognição social.
Tópicos:
CP1.A perspectiva dinâmica da psicologia social
CP2.Attitudes e Julgamentos
CP3. Ação e Controle
CP4. A auto-estrutura
CP5. Relações sociais
CP6. Influência social e mudança social
CP7. Psicologia no ciber-espaço
CP8. Workshop Prático
Processo de avaliação Modalidades de avaliação:
Avaliação Contínua:
1. Trabalho de grupo:
a) apresentação sobre a análise bibliográfica e os conteúdos do artigo selecionado;
b) entrega dum relatório (máximo de 3 páginas) resumindo a teoria, metodologia e principais resultados do estudo em questão (50 % de nota).
2. Teste escrito: avaliação do conhecimento mais relevante (50% da nota final).
Avaliação Final:
Exame escrito (100%)
Processo de ensino-aprendizagem Esta unidade curricular recorre a palestras, leituras de artigos, exercícios práticos e discussões nas aulas. No contexto do workshop, os tópicos são aprofundados através da análise da investigação já publicada. Os alunos trabalham em grupos na pesquisa dum artigo (no EBSCO) e apresentação na aula focando num fenômeno especifico.
Observações -
Bibliografia básica Nowak, A. (2004). Dynamical minimalism: why less is more in psychology. Pers Soc Psychol Rev., 8(2):183-92.
Nowak, A. & Vallacher, R.R. (1998). Dynamical Social Psychology. Guilford Press.
Vallacher, R. R., & Nowak, A. (Eds.). (1994). Dynamical systems in social psychology. San Diego, CA: Academic Press.
Nowak, A., Winkowska-Nowak, K., & Bree, D. (Eds.) (2013). Complex Human Dynamics: From Mind to Societies (Understanding Complex Systems). Berlin: Springer-Verlag.
Bibliografia complementar -