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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  CETTPSI

Estatística e Métodos Computacionais (1 º Sem 2010/2011)

Código: 00289
Acrónimo: 00289
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 12.0 h/sem 36.0 h/sem 36.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 84.0 h/sem 66.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2010/2011
Pré-requisitos Nenhum
Objectivos O principal objectivo desta unidade de formação é dar a conhecer aos formandos conceitos, metodologias e técnicas utilizadas em diferentes áreas de matemática e estatística.
Após a sua conclusão espera-se que os formandos:
i) saibam operar em diferentes bases numéricas
ii) saibam escrever e avaliar expressões lógicas
iii) saibam escrever resultados numéricos com precisão
iv) conheçam e saibam executar operações matriciais simples
v) saibam proceder ao estudo básico de uma função real de variável real
vi) saibam definir acontecimentos aleatórios e calcular a respectiva probabilidade de ocorrência
vii) saibam calcular probabilidades usando a Gaussiana
viii) consigam escolher uma representação gráfica adequada ao tipo de dados de que dispõem e decidam correctamente que medidas estatísticas utilizar para descrever esses mesmos dados
ix) estejam habilitados a utilizar ferramentas informáticas de apoio como o Excel, Mathlab e SPSS
Programa 1. Bases Numéricas e Conversão de Bases
Sistemas de Numeração: sistema decimal,
sistema binário, sistema octal, sistema hexadecimal.
Operações: somar e subtrair. Conversão entre sistemas.
2. Lógica Binária e Álgebra de Boole
Conjunção, disjunção, negação. Implicação e equivalência. Avaliação de expressões lógicas. Construção de tabelas de verdade.
3. Teoria de Erros
Fontes de erros. Overflow e underflow. Propagação de erros. Tipos de erros
4. Álgebra Linear, Vectores e Matrizes
Conceito de matriz. Álgebra de matrizes
Resolução matricial de sistemas de equações lineares.
5. Cálculo diferencial
Conceito intuitivo de derivada de uma função real de variável real. Regras de derivação.
Aplicação das derivadas à resolução de problemas. Estudo gráfico e analítico de funções.
6. Análise Combinatória
Casos favoráveis e casos possíveis. Arranjos, permutações e combinações.
7. Teoria das Probabilidades
Conceitos de probabilidade. Cálculo de probabilidades. Probabilidade condicionada.
8. Noções Elementares de Análise de Dados.
Tipos de dados e suas representações. Cálculo de medidas. Introdução ao pacote estatístico PASW/SPSS.
Processo de avaliação Avaliação Contínua:
A avaliação terá por base cinco testes intercalares. As matérias avaliadas em cada teste são distribuídas da seguinte forma: 1º teste: pontos 1 a 3; 2º teste: ponto 4; 3º teste: ponto 5; 4º teste: pontos 6 e 7; 5º teste: ponto 8. A nota final será a média dos resultados nos testes, ponderados pela duração dos módulos associados.
Para ter aprovação em EMC terá de ter realizado pelo menos 4 dos 5 testes (independentemente da nota) e obter uma média final positiva. Um teste não realizado corresponde a uma classificação de 0 (zero).

Existe a possibilidade de realizar, em Janeiro (época de exames), testes de recuperação dos módulos em falta, em substituição do exame completo.

Exame Final:
Em caso de não aprovação em avaliação contínua, ou se não tiver optado por esse regime, o aluno realizará uma avaliação final (exame), com 2 provas, uma escrita (2h30m) e outra em laboratório (1h).
Sempre que a classificação final do exame (arredondada às unidades) for 8 ou 9 valores, haverá lugar a uma prova oral.
Processo de ensino-aprendizagem Aulas teórico-práticas (2 x 3h por semana).
O tópico 8 é integralmente apoiado na utilização de software de análise de dados específico (PASW/SPSS). Os alunos irão trabalhar com o software indicado para a realização das análises estatísticas abordadas e correspondente interpretação dos resultados.
Além da assiduidade às aulas espera-se do aluno um tempo de trabalho autónomo de cerca de 4h semanais para consulta da bibliografia, revisão de matéria dada e resolução de exercícios propostos.
Observações Toda a documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos leccionados na unidade de formação está disponível na plataforma de e-learning do ISCTE ou enviada directamente para o e-mail de turma.
Bibliografia básica Baptista, Carlos Pedro (2002). Fundamental dos Sistemas Digitais. FCA Editora.
Sêrro, Carlos (2003). Sistemas Digitais ? fundamentos algébricos. Editora IST Press
Ferreira, M.A.M e Isabel Amaral (2006). Álgebra Linear ? 1º Vol ? Matrizes e Determinantes (7ª edição). Editora Sílabo.
MQ.112.2 FER*Alg, v.1 7ª ed (ISCTE) - 01000053307
Laginha, J.J. (1972). Matemática I. ISCTE.
MQ.111 LAG*Mat ex.2 (ISCTE) ? 01000004185
Neves, Maria Augusta e Maria Luísa Monteiro Faria (s/d). Exercícios de Matemática 12º ano ? 2ª parte (Funções). Porto Editora
Reis, Elizabeth (1994), Estatística Descritiva, Edições Sílabo;
Reis, Elizabeth, Paulo Melo, Rosa Andrade e Teresa Calapez (2001), Estatística Aplicada, vol. 1, Edições Sílabo, 4ª edição.
Reis, Elizabeth, Paulo Melo, Rosa Andrade e Teresa Calapez (1999), Estatística Aplicada, vol. 2, Edições Sílabo, 3ª edição.
Bibliografia complementar Silva, Jaime Carvalho (1994), Princípios de Análise Matemática Aplicada, McGraw Hill.
Reis, Elizabeth, Paulo Melo, Rosa Andrade e Teresa Calapez (2003), Exercícios de Estatística Aplicada, vol. 1, Edições Sílabo.
Reis Elizabeth, Paulo Melo, Rosa Andrade e Teresa Calapez (2003), Exercícios de Estatística Aplicada, vol. 2, Edições Sílabo