Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGM

Estatística e Metodologia (1 º Sem 2019/2020)

Código: 03406
Acrónimo: EMet
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Sim
Língua(s) de Ensino: Português, Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 5.0 0.0 h/sem 45.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 45.0 h/sem 80.0 h/sem 0.0 h/sem 125.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos
Objectivos
Programa Durante esta unidade curricular, os/as alunos/as vão adquirir um conjunto de competências necessárias à utilização de métodos avançados de análise de dados exploratórios, assim como métodos importantes no desenvolvimento de questionários e testes entre várias culturas. Métodos qualitativos também serão discutidos em termos de epistemologia e aplicação nas diferentes culturas.

CP1. Conceitos avançados e Epistemologia
CP2. Conceitos avançados na exploração de dados
CP3. Métodos avançados de testes de significância
CP4. Recapitular SPSS
CP5. Projeto de investigação
Processo de avaliação Modalidades de avaliação:

Avaliação Contínua:
Os/as alunos/as necessitam realizar vários trabalhos durante a unidade curricular que os/as irá permitir pôr em prática os conteúdos aprendidos.
1) Teste intercalar e final para avaliar o conhecimento dos conceitos avançados adquiridos (50%)
2) Trabalho de grupo: os/as alunos/as vão analisar dados arquivados, recorrendo às competências adquiridas, e apresentado os resultados num relatório de investigação (50%)

Avaliação Final
Exame escrito (100%).
Processo de ensino-aprendizagem A unidade curricular está organizada em aulas teórico-práticas, recorrendo a diferentes metodologias de ensino: palestras e exercícios práticos conduzidos em grupo e de forma individual.
Observações
Bibliografia básica Field, A. (2013). Discovering Statistics using IBM SPSS Statistics. London: Sage Publications.
Hair Jr., J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2010). Multivariate Data Analysis (7th ed.). Upper Saddle River, NJ: Pearson Prentice Hall.
Bibliografia complementar