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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  SEGEOES

Gestão Estratégica das Organizações da Economia Social (1 º Sem 2013/2014)

Código: 02353
Acrónimo: GEOES
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 21.0 h/sem 129.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2013/2014
Pré-requisitos Conhecimentos básicos de gestão
Objectivos Esta unidade curricular visa permitir aos alunos o conhecimento e compreensão do processo de gestão estratégica das Organizações da Economia Social (OES) através:  
- da definição do conceito de estratégia e sua aplicação às OES;
- da identificação e discussão das diversas perspectivas de análise estratégica;
- da identificação e discussão das várias componentes da formulação da estratégia;
- da exploração dos elementos importantes na implementação, avaliação e monitorização estratégica;
- da apresentação de ferramentas de gestão estratégica e sua aplicação às OES;
- da apresentação e discussão da estratégia das OES no âmbito das complexas relações intersectoriais.
Programa 1. Introdução
2. Conceito de estratégia e sua aplicação às OES
2.1. O conceito de estratégia
2.2. A necessidade de gestão estratégica nas OES
2.3 Componentes do processo de gestão estratégica
3. Análise estratégica
3.1. Indústria
3.2. Recursos
3.3. Stakeholders
3.4. Rede/ Sistema
4. Formulação da estratégia
4.1. Visão, missão e valores
4.2. Objectivos de médio e longo prazo
4.3. Estratégias colaborativas e competitivas
4.4. Envolvimento dos stakeholders
4.5. Diversificação de fontes de financiamento
5. Implementação, avaliação e monitorização estratégica
5.1. Objectivos de curto prazo e planos de acção
5.2. Avaliação no contexto das OES
6. Balanced Scorecard nas OES
7. Estratégia no âmbito de relações intersectoriais
7.1. As OES e as empresas
7.2. As OES e o Estado na definição de políticas públicas
7.3. As OES no âmbito de redes de actores
Processo de avaliação O processo de avaliação pretende aferir até que ponto os alunos atingiram os objectivos de aprendizagem propostos para a unidade curricular. Para a avaliação estão previstos três tipos de avaliação:
(1) Exame escrito - 50%;
(2) Trabalho de grupo - 35%;
(3) Participação em aula - 15%.
Processo de ensino-aprendizagem Combinação entre a exposição do docente dos temas do programa e a participação activa dos alunos. Isto requer a preparação prévia da bibliografia associada aos temas em discussão de acordo com a planificação distribuída antecipadamente.
Pretende-se ainda que as aulas sejam abertas à exemplificação das temáticas através de artigos científicos, casos de estudo e estatísticas apresentados pelo docente e pelos alunos, aproveitando a experiência que pode ser partilhada com o grupo.
Observações
Bibliografia básica
Bibliografia complementar