Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGM

Gestão Intercultural (2 º Sem 2019/2020)

Código: 03407
Acrónimo: GInt
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Sim
Língua(s) de Ensino: Português, Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 25.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 25.0 h/sem 125.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos
Objectivos
Programa CP1: Gestão em Contexto Global
CP2: Diferenças interculturais em contexto de trabalho
CP3: Estudo das diferenças culturais em contexto de trabalho
CP4: Abordagens interculturais para Liderança
CP5: Abordagens interculturais para a gestão de recursos humanos
CP6: Abordagens interculturais para comunicação e gestão de conflitos
CP7: Abordagens interculturais para tomada de decisão, ética e Responsabilidade Social Organizacional
CP8: Abordagens interculturais para o trabalho em equipa
CP9: Abordagens interculturais para a estrutura organizacional
CP10: Carreira internacional e equilíbrio na vida profissional em cargos internacionais
CP11: Desenvolvimento de habilidades e competências interculturais
Processo de avaliação Modalidades de avaliação:

Avaliação Contínua:

1)Exames para realizar em casa (20% da nota)
2)Projeto Cultura X (20% da nota)
3)Análises de caso (30% da nota):
4)Conhecer um/a expatriado/a (15% da nota)
5)Fazer-sentido Cultural (15% da nota)

Avaliação Final:

1)Exame escrito (100%)
Processo de ensino-aprendizagem A UC recorre a palestras e a uma variedade de trabalhos no sentido de envolver os/as alunos/as nos conteúdos de aprendizagem
Observações Os Exames para realizar em casa (20% da nota) serão para avaliar o conhecimento adquirido na aula e o pensamento crítico;
No Projeto Cultura X (20% da nota), os estudantes participarão numa simulação da vida real onde vão trabalhar em equipas multiculturais virtuais,e discutir depois a experiência nas aulas;
Para as Análises de caso (30% da nota), os estudantes enviarão uma recomendação sobre como resolver os problemas interculturais descritos nos estudos de caso;
No método de avaliação Conhecer um/a expatriado/a (15% da nota), os estudantes vão entrevistar um/a gestor/a expatriado/a na Turquia no sentido de recolher informações sobre sua adaptação;
No método de avaliação Fazer-sentido Cultural (15% da nota), os estudantes registarão breves "notas de campo" num caderno durante todo o semestre, tendo por fim registrar os comportamentos das pessoas turcas que sejam culturalmente diferentes.
Bibliografia básica Aycan, Z., Kanungo, R.N., & Mendonca, M. (2014). Organizations and Management in Cross- cultural Context. London: Sage Inc.
Smith, P. B., Peterson, M. F. & Thomas, D. C. (eds.) (2008). The Handbook of Cross-Cultural Management Research. Sage Publications.
Bibliografia complementar