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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LG , LHMC , LP , LS , LS-PL

Gestão de Recursos Humanos (2 º Sem 2010/2011)

Código: L1901
Acrónimo: GRH
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês, Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 36.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 37.0 h/sem 113.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2009/2010
Pré-requisitos
Objectivos 1. Compreender a contingencialidade da gestão de pessoas em função da evolução do mercado e da tecnologia;
2. Compreender a organização do trabalho no contexto das tecnologias da informação e da comunicação;
3. Caracterizar as práticas tácticas da Gestão de Recursos Humanos;
4. Relacionar a importância da gestão do capital intelectual com a performance organizacional;
5. Compreender o paradigma da regulação e da flexibilidade na gestão de pessoas;
6. Compreender conceitos estruturantes como trabalho em rede e  identidade organizacional.
Programa I. Problemática do conceito de organização e respectivas articulações com o significado e implicações em Gestão de Recursos Humanos
1.1. Evolução do contexto e conceito de trabalho
1.2. Evolução da função de Gestão de Recursos Humanos

II. Determinantes da interacção em contexto organizacional
2.1. Relações de poder
2.2. Estrutura organizacional em rede
2.3. Cultura e identidade organizacional

III. Gestão Táctica de Recursos Humanos
3.1. Planeamento de GRH
3.2. Recrutamento e selecção
3.3. Formação
3.4. Avaliação de desempenho
3.5. Gestão de Carreiras e Remunerações
3.6. Comunicação organizacional

I.V. A Gestão Integrada de Recursos Humanos
Processo de avaliação A avaliação desta unidade curricular é realizada em dois momentos diferentes:
1. Ao longo do período lectivo, serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação:
- Intervenção/participação nas aulas (10%);
- Relatórios individuais apresentados durante o período lectivo, relevando as capacidades de análise e de síntese demonstradas (20%);
- Qualidade da pesquisa bibliográfica realizada;
- Resolução de caso faseado (30%);
- Apresentações orais.
Esta avaliação pressupõe que o aluno assegura uma assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80%.

2. A avaliação final terá os instrumentos (frequência e exames) e momentos de avaliação (1ª. e 2ª. Época) e respeitará as condições vigentes no Regulamento Específico de Avaliação de Conhecimentos da Escola de Gestão do ISCTE.

Classificação no final do período curricular superior a 8 valores e inferior a 10 valores terão de realizar uma prova oral.
Processo de ensino-aprendizagem
Observações
Bibliografia básica − Ivancevich, J (2008). Gestão de Recursos Humanos. São Paulo: McGraw-Hill
− Tyson, S. e York, A. (2005) Essentials of HRM. Burlington: Elsevier.
Bibliografia complementar − Caetano, A. e Vala, J. (2002). Gestão de Recursos Humanos ? Contextos, Processos e Técnicas. Lisboa: Editora RH.