Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGM

Influência Social e Mudança de Atitudes (2 º Sem 2019/2020)

Código: 03409
Acrónimo: ISMAti
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Sim
Língua(s) de Ensino: Português, Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 24.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 24.0 h/sem 126.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos
Objectivos
Programa Influência social e mudança de atitudes são dois tópicos centrais na psicologia social. O objetivo desta UC é fornecer uma revisão aprofundada destes tópicos.

CP1. Processos de influência social e mudança atitudinal
CP2. Aplicabilidade de estratégias de influência social e mudança atitudinal a contextos sociais
CP3. Aplicabilidade das teorias predominantes de influência social e mudança atitudinal a situações do quotidiano
CP4. Forças e fraquezas das teorias predominantes em diferentes condições.
Processo de avaliação Modalidades de avaliação:

Avaliação Contínua:
1) Apresentação de grupo em contexto de aula (20% da nota): artigo de investigação sobre influência social e mudança atitudinal
2) Relatório de grupo (30% da nota): projeto de investigação sobre aplicações quotidianas da influência social e mudança atitudinal
3) Exame final (50% da nota): avaliação da amplitude individual de conhecimento e da profundidade de compreensão dos tópicos abordados durante o semestre.

Avaliação Final:
Exame escrito (100%)
Processo de ensino-aprendizagem Durante as apresentações orais e através da discussão das leituras para a aula, os alunos aprenderão e discutirão sobre teorias relevantes e controvérsias no campo e sobre a aplicação dessas teorias com base em princípios sociopsicológicos.
Observações
Bibliografia básica Bohner, G., & Wänke, M. (2002). Attitudes and attitude change. Hove, UK: Psychology Press.
Cialdini, R. B. (2008). Influence, science and practice (fifth edition). Needham Heights, MA: Allyn & Bacon.
Bibliografia complementar