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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LG

Macroeconomia (1 º Sem 2018/2019)

Código: L0236
Acrónimo: L0236
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês, Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 18.0 h/sem 0.0 h/sem 36.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 55.0 h/sem 95.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Microeconomia
Objectivos Pretende-se que os alunos compreendem a nível macroeconómico os aspetos cruciais do funcionamento de uma economia de mercado, das instituições de política económica, com ênfase nas flutuações de curto prazo de uma economia aberta.
Programa 1. Introdução à macroeconomia
2. A medição dos principais agregados macroeconómicos
3. A função de produção, produtividade e emprego
4. Poupança e investimento em economias fechadas e abertas
5. O equilíbrio no mercado de bens e serviços e a função IS
6. O mercado monetário e a função MP
7. A oferta de moeda
8. A Curva de Phillips e a função AS
9. O equilíbrio entre procura agregada e oferta agregada
10. Política de estabilização macroeconómica no modelo AD-AS
11. Taxas de câmbio e política económica internacional
12. Mercados financeiros e atividade macroeconómica
Processo de avaliação A avaliação decorre ao longo do semestre de trabalho e compõe-se por:
- avaliação intermédia com ponderação de 50% feita através de uma das seguintes alternativas:
o um teste intermédio, com ponderação de 50%
o um teste intermédio com ponderação de 45% e dois trabalhos de casa a realizar online com ponderação total de 5%
- um teste final com ponderação de 50%
A aprovação é obtida desde que a classificação em cada teste seja, no mínimo, de 8 valores.
Processo de ensino-aprendizagem Ao longo do semestre, o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral.
Metodologias de ensino-aprendizagem (ME):
1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência
2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos  
3. Activas, com realização de testes individuais e trabalhos de casa
4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.
Observações Espera-se que os estudantes participem ativamente durante o semestre. Isto implica estudar as matérias, resolver os exercícios e submeter-se ao regime de avaliação da disciplina.
A página de e-learning é usada como repositório de todo o material referente à UC.
A página é frequentemente atualizada, bem como o espaço para notícias que permite que os alunos conheçam a informação relevante respeitante à UC.
Bibliografia básica Mishkin, (2014), Macroeconomics, 2nd Edition, Pearson, Addison-Wesley, New York.
Bibliografia complementar - Abel, A., Bernanke, B., and D. Croushore (2014), 8th Ed., Macroeconomics, Prentice Hall
- Jones, Charles I. (2012), Macroeconomics, 2nd Edition, Norton, New York.
- Mankiw, N. Gregory (2016), Macroeconomics, 9th Edition, Worth Publishers, New York