Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LGM

Estratégia Empresarial (1 º Sem 2018/2019)

Código: L0510
Acrónimo: L0510
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português, Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 54.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 55.0 h/sem 95.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2015/2016
Pré-requisitos Nenhum.
Objectivos Apresentar e desenvolver os conceitos, metodologias e instrumentos para uma participação eficaz no processo de gestão estratégica.
Programa I.Conceitos Básicos
1.1 Do Posicionamento ao Movimento
1.2 Processos de Formação de Estratégia: Sentidos da palavra Estratégia
II.Formulação da Estratégia
2.1.Visão e Missão
2.2.Análise do Meio Envolvente
2.2.1.A envolvente mediata
2.2.2.A envolvente imediata
2.3. Análise da Organização
2.3.1. O Modelo VRIO
2.4. Definição e escolha de estratégias
2.4.1 Estratégias de negócio
2.4.2 Estratégias corporativas
2.4.2.1 Diversificação
2.4.2.2 Integração Vertical
2.4.2.3 Globalização das empresas
2.4.2.4 Alianças Estratégicas
III.Implementação da Estratégia
3.1.Objectivos de curto prazo, tácticas funcionais, sistema de recompensas, empowerment e outsourcing
3.2.Liderança e Cultura Organizacional
IV.A Governação Organizacional: Teorias principais
4.1.Modelo Anglo-Americano
4.2.Modelo Germano-Japonês
V.Controlo Estratégico
5.1 Controlo Estratégico
5.2 Balanced Scorecard
VI. Ética Organizacional e Responsabilidade das Empresas
Processo de avaliação Opção 1(Aval.contínua)
-50%:Teste Final Individual (TA=30+3h)
-20%:Média das apresentações de casos com respetivos relatórios (TA=30h)
-15%:Ficha de leitura de grupo (TA=24)
-10%: Quizzes (TA=8)
-5%: Participação nas aulas
Aprovação: Média ponderada de 10 val. ou superior; o teste final individual e a média ponderada das restantes componentes da avaliação contínua não podem ser inferior a 8 val.

Opção 2(Exame final)
Aprovação: 10 val. ou superior

Processo de ensino-aprendizagem 1. O método de ensino inclui aulas expositivas, discussão de casos e apresentação de exemplos. (TA = 10 + 16 + 6 horas)
2. Os alunos são incentivados a participar nas discussões e apresentações (TA = 30 hrs).
3. Auto-estudo (preparação para exame) (TA = 30 horas).

Observações Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na 1ª semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia básica António, Nelson Santos (2015) Estratégia Organizacional - do Posicionamento ao Movimento, 3ª Edição, Edições Sílabo
António, Nelson Santos (Coord) (2012) Estratégia Organizacional: do mercado à ética, Escolar Editora
Barney, Jay B., Hesterley, William S.(2012) Strategic Management and Competitive Advantage: Concepts and cases. 4th edition. Pearson
Lasserre, Philippe (2012) Global Strategic Management, 3rd Edition, Palgrave Macmillan.
Pearce, J. A., Robinson, R.B. (2013), Strategic Management, 13th edition, McGraw-hill Higher Education
Thompson, A., Strickland, A., and Gamble, J. (2007) Crafting and Executing Strategy - The Quest for Competitive advantage, McGraw-Hill.

Working Papers:
António, Nelson Santos & Rodrigues, Jorge (2006) Balanced Scorecard e Mapas Estratégicos, Working Paper 01/06, Grupo Estratégia Organizacional/ISCTE
Nicolau, Isabel (2001) O Conceito de estratégia, Working Paper 01-01, INDEG/ISCTE  

Bibliografia complementar -