Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LFC

Estratégia Empresarial (2 º Sem 2013/2014)

Código: L0510
Acrónimo: L0510
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português, Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 54.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 55.0 h/sem 95.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2012/2013
Pré-requisitos Nenhum.
Objectivos Apresentar e desenvolver os conceitos, metodologias e instrumentos para uma participação eficaz no processo de gestão estratégica.
Programa I.Conceitos
1.Do Posicionamento ao Movimento
2.Processos de Formação de Estratégia: Sentidos da palavra Estratégia
II.Formulação da Estratégia
1.Visão e Missão
2.Análise do Meio Envolvente
2.1.A envolvente mediata
2.2.A envolvente imediata
3.Análise da Organização
3.1.Identificação de recursos, capacidades e competências.
3.2.Avaliação de recursos e capacidades
3.3.Políticas de Desenvolvimento de recursos e competências
3.4.Análise Comparativa
4.Definição e escolha de estratégias
III.Implementação da Estratégia
1.1.Objectivos de curto prazo, tácticas funcionais, sistema de recompensas e empowerment
1.2.Reestruturação e reengenharia
1.3.Liderança
1.4.Cultura Organizacional
IV.A Governação Organizacional: Teorias principais
1.1.Modelo Anglo-Americano
1.2.Modelo Germano-Japonês
1.3.Ética Organizacional
1.4.Responsabilidade das Empresas
V.Globalização das Empresas
1.Concepção de uma Estratégia Global
VI.Controlo Estratégico
1.Controlo Estratégico
2.BSC
Processo de avaliação Opção 1(Aval.contínua)
-50%:Teste Final Individual (TA=30+3h)
-35%:Média apres. de casos e de temas teóricos com relatórios (TA=30h)
-15%:Ficha de leitura de grupo + participação nas aulas (TA=8+24=32h)
Aprovação:Média ponderada de 10 val. ou superior; qualquer componente não inferior a 8 val.

Opção 2(Exame final)
Aprovação: 10 val. ou superior

Processo de ensino-aprendizagem 1. O método de ensino inclui aulas expositivas, discussão de casos e apresentação de exemplos. (TA = 10 + 16 + 6 horas)
2. Os alunos são incentivados a participar nas discussões e apresentações (TA = 30 hrs).
3. Auto-estudo (preparação para exame) (TA = 30 horas).

Observações Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na 1ª semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia básica António, N. S. (2006) Estratégia Organizacional - do Posicionamento ao Movimento, 2ª Ed, Edições Sílabo
António, N. S. (Coord) (2012)Estratégia Organizacional: do mercado à ética, Escolar Editora
Barney, J. B., Hesterley, W. S.(2010) Strategic Management and Competitive Advantage: Concepts and Cases. Pearson
Grant, R. M. (2011) Contemporary Strategy Analysis - Concepts, Techniques, Applications. 7th Ed. Blackwell
Lasserre, P. (2003) Global Strategic Management, Palgrave Macmillan.
Thompson, Strickland and Gamble. (2007). Crafting and Executing Strategy - The Quest for Competitive advantage, McGraw-Hill,

António, N. S. & Rodrigues, J. (2006) - Balanced Scorecard e Mapas Estratégicos, Working Paper 01/06, Grupo Estratégia Organizacional/ISCTE.
Nicolau, I. (2001), Perspectivas de Análise Estratégica: escolha e determinismo na construção das vantagens competitivas, Working Paper 05-01, INDEG/ISCTE
Nicolau, I. (2001) O Conceito de estratégia, Working Paper 01-01, INDEG/ISCTE
Bibliografia complementar Sítios úteis:
www.strategicclub.com
www.strategicleadershipforum.org
www.smsweb.org
www.strategy-as-practice.org