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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LG

Investimentos (2 º Sem 2018/2019)

Código: L0646
Acrónimo: L0646
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português, Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 54.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 55.0 h/sem 95.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Não existem
Objectivos Pretende-se que os alunos no final desta unidade curricular compreendam os mecanismos de funcionamento, de avaliação e de gestão de riscos no mercado de obrigações; saibam identificar e gerir o risco de taxa de juro associado a uma carteira de activos tendo em conta o perfil de risco dos investidores; sejam capazes de analisar a eficiência e a performance de uma carteira de activos; identifiquem as principais fontes de valor de uma acção.
Programa I. MERCADOS FINANCEIROS
1. Mercado Monetário e Cambial
2. Mercado Accionista
3. Mercado Obrigacionista
4. Mercado de Derivados
5. Initial Public Offers e operações de Short Selling
6. Características e funcionamento do Mercado Secundário de Valores
II. TÍTULOS DE RENDIMENTO FIXO
1. Características das Obrigações
2. Estrutura temporal de taxas de juro: Taxas Spot e Forward
3. Avaliação de Obrigações
4. Taxas de Rendimento
5. Rating e Risco de Crédito
6. Risco de Taxa de Juro: Duration e Convexidade
III. TEORIAS  DA CARTEIRA E MODELOS DE EQUILÍBRIO
1. Rendibilidade e isco
2. Modelo de Markowitz
3. Modelo de Tobin
4. Capital Asset Pricing Model (CAPM)
5. Análise e avaliação de performance: Alpha e Índices de Treynor e Sharpe
IV. TÍTULOS DE RENDIMENTO VARIÁVEL
1. Avaliação de Acções via Dividendos
2. Valor do crescimento zero e valor das oportunidades de crescimento
3. Múltiplos de Mercado e Avaliação por Comparáveis
Processo de avaliação Avaliação contínua:
- Um teste intermédio (40%);
- Um teste final (60%).
Os alunos que reprovarem na avaliação contínua possuem duas épocas de exame (1ª e de recurso). Os alunos podem inscrever-se para melhoria apenas na época de recurso. Considera-se que o aluno teve aprovação à disciplina se tiver nota final superior ou igual a 9.5 valores e não menos de 7.5 valores em cada teste individual.

Processo de ensino-aprendizagem O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral.

Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME):
1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência
2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos  
3. Activas, com realização de trabalhos
4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.
Observações
Bibliografia básica - Bodie, Z., A. Marcus e A. Kane, 2013, Investments, McGraw-Hill/Irwin, 10ª edição;
- Elton, E. e M. Gruber, 2009, Modern Portfolio Theory and Investment Analysis, Wiley, 8ª edição;
- Sharpe, W., G. Alexander, J. Bailey, 2000, Fundamentals of Investments, Prentice Hall, 3ª edição.
- Benninga, S., 2014, Financial Modeling, MIT Press, 4th edition
Bibliografia complementar - A. G. Mota et al., 2009, Investimentos Financeiros: Teoria e Casos, Ed. Sílabo;
- Mota, A.G. e Tomé J. C., 1991, Mercados de Títulos - Uma Abordagem Integrada, Texto Editora;
- Textos de Apoio teórico/práticos a facultar pela equipa docente durante o semestre;
- Jornais diários e/ou semanários com temáticas de economia, finanças e gestão (v.g. Jornal de Negócios; suplementos de economia de jornais diários, etc).