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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LEI

Circuitos para Comunicações (2 º Sem 2017/2018)

Código: L0745
Acrónimo: L0745
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 36.0 h/sem 18.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 55.0 h/sem 95.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2015/2016
Pré-requisitos - Formais: esta disciplina não tem pré-requisitos formais.

- Informais: os alunos devem ter conhecimentos sólidos de cálculo complexo, cálculo diferencial. Alguma da matéria inicial da disciplina foi coberta pela cadeira Mecânica e Eletricidade (aconselha-se revisão).
Objectivos Desenvolver competências em áreas afins à Engenharia Informática, tais como a análise de circuitos eléctricos em corrente contínua e alternada, a análise de sinais no domínio da frequência no contexto das comunicações e, o estudo de sistemas de comunicação rádio e guidados, que são importantes para o enquadramento físico e tecnológico dos assuntos estudados em outras unidades curriculares do curso. Pretende-se também destacar o papel fundamental dos dispositivos estudados no contexto tecnológico actual.
Programa 1. Corrente Alternada
-Formas de onda em CA
-frequência, amplitude e fase
-valores médio de pico e eficaz
-Representação complexa e vectorial de tensões e correntes
2. Circuitos eléctricos em AC
-Impedância
-Condensadores e bobinas em circuitos AC
-Transformadores / geradores
-Circuito RLC
3. Filtros Eléctricos
-Função de transferência: ganho e desfasagem
-Filtros RC/RL passa-baixo e passa-alto
-Filtros RLC passa Banda
4. O Decibel
-Ganhos de tensão, corrente e potência em dB
-Unidades derivadas do decibél, dBm e dBW
5. Díodos
-Características dos díodos
-Rectificador de meia onda e onda completa
6. Sistemas de Transmissão Guiados
-Introdução à propagação de ondas em Linhas
-Factor de propagação
-Aproximações para baixas e altas frequências
-Atenuação, velocidade de fase e efeito pelicular
-Fibras ópticas
7. Sistemas de Comunicação Rádio
-Antenas omni-direcionais e antenas parabólicas e ganho de uma antena
-Atenuação em espaço livre
-Potência recebida
Processo de avaliação Existem dois esquemas possíveis de avaliação:

i) Avaliação periódica: Nesta modalidade, a avaliação é feita em duas partes: dez conjuntos de problemas para resolver em casa com um peso de 15% na nota final e restantes 85% obtidos com a média das notas dos dois testes intercalares (nota mínima de 8 val para cada teste). Um dos testes ocorre a meio do semestre e o outro ocorre na mesma data do exame.

ii) Avaliação por exame, com um peso de 100% na nota final.
Processo de ensino-aprendizagem Os conteúdos da UC são expostos através de aulas teóricas. Os alunos são motivados a aplicar as competências adquiridas em aulas práticas, onde resolvem por si diversos exercícios. A utilização de um simulador de circuitos proporciona a possibilidade de experimentarem os conceitos que aprenderam, incentivando-os a desenvolver as suas habilidades práticas. Existem também sessões de apoio individual, sempre que solicitadas. Requere-se um tempo mínimo de trabalho autónomo de 3 horas semanais.
Observações Toda a documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos leccionados na unidade curricular está disponível no e-learning (http://e-learning.iscte.pt). Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Para aceder ao exame ou aos testes intercalares pode ser necessária uma pré-inscrição.
Bibliografia básica - Sebenta da disciplina (com resumo da matéria teórica e exercícios resolvidos)

- Manuel Medeiros da Silva, Introdução aos circuitos elétricos e eletrónicos, Fundação Calouste Gulbenkian

- A. Albuquerque, Introdução às Bases de Engenharia I/II, Danka, 2003.

- R. A. Serway, J. W. Jewett, Physics for Scientists and Engineers, 8th Ed., Thomson/Brooks Cole, 2010.
Bibliografia complementar - J. D. Deus, M. Pimenta, A. Noronha, T. Peña, P. Brogueira, Introdução à Física, 2ª Ed., McGraw-Hill, 2000.

- R. Leighton, M. Sands, R. P. Feynman, Feynman Lectures on Physics, Addison-Wesley, 2005.

-  D. K. Cheng, Field and Wave Electromagnetics, 2nd Edition, Addison-Wesley, 1989.

- R. H. March, Physics for Poets, 5th Ed., McGraw-Hill, 2002.