Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LETI , LEI , LEI-PL , LIGE , LIGE-PL

Introdução à Programação (1 º Sem 2019/2020)

Código: L0782
Acrónimo: L0782
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 18.0 h/sem 36.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 55.0 h/sem 95.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Conhecimentos elementares de Matemática (ensino secundário).
Objectivos Dotar os alunos de noções fundamentais de programação, e experiência prática utilizando a linguagem Java. No final da disciplina, os alunos terão tomado contacto com primitivas de programação imperativa existentes em várias linguagens, bem como com conceitos básicos de programação orientada para objetos.
Programa CP1. Funções e parâmetros
CP2. Variáveis e estruturas de controlo
CP3. Invocação e recursividade
CP4. Vetores
CP5. Procedimentos e referências
CP6. Matrizes
CP7. Objetos simples
CP8. Classes de objetos
CP9. Objetos compostos
CP10. Classes de objetos compostos
CP11. Encapsulamento e interfaces
Processo de avaliação Cálculo da Nota final:
20% Nota do Teste Intercalar + 70% Nota da frequência + 10% Notas dos mini-testes online
[nota mínima de 8 valores na frequência]

Não é possível obter aprovação apenas através da realização de exame (100% da nota).

As classificações possíveis no Projeto Individual são (A, B, C, D). A classificação obtida no projeto não tem peso na nota final, mas define um limite máximo para a mesma:
A - max. 20
B - max. 16
C - max. 12
D - implica reprovação à UC
Processo de ensino-aprendizagem Esta unidade curricular está estruturada numa combinação de aulas teóricas e aulas práticas.

As aulas teóricas têm um cariz demonstrativo, no sentido em que em todas as aulas, uma parte significativa das mesmas é dedicada a resolver exercícios passo-a-passo, demonstrando a aplicação de conceitos.

As aulas práticas destinam-se à realização de exercícios ao longo do semestre, os quais acompanham os conceitos abordados nas aulas teóricas.
Observações A frequência é um teste escrito com a duração aproximada de 2h a realizar na 1ª ou 2ª época. A nota mínima na frequência para obter aprovação na UC é de 8 valores. Em caso de reprovação na 1ª época, o aluno pode voltar a realizar a frequência na 2ª época, mantendo a nota da componente prática.

Uma parte significativa da frequência deverá incidir sobre problemas/algoritmos relacionados com o projecto. Por esta razão, recomenda-se que o aluno aplique um esforço considerável na realização do projecto. A dedicação não só é necessária, bem como consistirá num treino adequado para realizar a frequência.

Para efeitos de logística, poderá ser pedida uma inscrição obrigatória nas provas em que é esperado um número elevado de alunos.

Mini-testes online

a. São realizados 10 mini-testes ao longo do semestre, utilizando-se a plataforma de e-learning. Cada mini-teste tem uma duração máxima de 30 minutos, está disponível ao longo de uma semana e incide sobre a matéria dada na semana anterior.

b. A nota final desta componente será a média das 8 melhores notas.

c. Falhas pontuais no acesso à plataforma de e-learning não influenciam o prazo de realização dos mini-testes - recomenda-se por isso que os alunos não os deixem para o último dia em que estão disponíveis.

d. É obrigatório realizar 6 mini-testes. A não realização de, pelo menos, 6 mini-teste resulta na não aprovação à UC.

e. Os mini-testes não realizados têm a classificação de 0 valores.
Bibliografia básica Y. Daniel Liang,  "Introduction to Java Programming",  5th Ed. Prentice-Hall, 2005. ISBN: 0-13-185721 - 5.
Bibliografia complementar João Pedro Neto, Programação, Algoritmos e Estruturas de Dados, Escolar Ed., 2004.