Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LETI , LEI , LEI-PL

Teoria do Sinal (2 º Sem 2019/2020)

Código: L0785
Acrónimo: L0785
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 18.0 h/sem 36.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 55.0 h/sem 95.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Esta disciplina não tem pré-requisitos formais em termos de aprovação em cadeiras anteriores. Contudo, é aconselhável que os estudantes tenham sólidos conhecimentos de cálculo diferencial e integral, assim como cálculo com números complexos.
Objectivos O objectivo da UC é fornecer uma introdução às ferramentas e às técnicas de análise e processamento de sinais determinísticos e aleatórios. São apresentadas as ferramentas fundamentais para a compreensão da transmissão de sinais em redes de telecomunicações. A UC também introduz os conceitos fundamentais de teoria de probabilidades, fundamentais para a análise e processamento de dados. As ferramentas apresentadas nesta UC serão também fundamentais em UCs mais avançadas que tratam do processamento de sinais multimédia (imagem, vídeo, som).
Programa Os principais temas a abordar são:
1. Introdução aos sistemas de comunicação - elementos de um sistema de comunicação, principais limitações, espectro electromagnético, modulação, codificação de fonte e de canal.
2. Sinais determinísticos em tempo contínuo - sinais elementares em tempo contínuo, representação no tempo e na frequência, espectros de riscas e contínuos, convolução, impulso unitário.
3. Transmissão de sinais e filtragem - sistemas lineares e invariantes no tempo, distorção linear, filtros, correlação e densidade espectral de potência/energia.
4. Probabilidades e variáveis aleatórias - probabilidades, variáveis aleatórias discretas e contínuas, funções de probabilidade, transformações de variáveis aleatórias, distribuições de probabilidade mais usadas.
5. Sinais aleatórios e ruído - processos e sinais aleatórios, potência de sinal e médias temporais, densidade espectral de potência, sinais aleatórios filtrados, ruído branco, transmissão de sinal com ruído.
Processo de avaliação A avaliação pode ser periódica ou apenas por exame final:
A - Avaliação periódica: A avaliação é feita por 2 testes escritos, um efectuado durante o período lectivo e o outro na data do exame de 1ª época. Cada teste conta 50% para a nota final. A nota mínima em cada teste é 8 valores (i.e., 7.5).
B - Avaliação por exame: A avaliação é feita por um exame final (em 1ª época ou em 2ª época) com um peso de 100% na nota final. Nota mínima: 9.5 valores.
Processo de ensino-aprendizagem Esta disciplina inclui aulas teóricas, onde a matéria teórica é apresentada, e aulas teórico-práticas, usadas para consolidar os conhecimentos adquiridos através do estudo de exemplos e exercícios práticos.
Observações Toda a documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos leccionados na unidade curricular está disponível na plataforma de e-learning do ISCTE-IUL, onde também serão publicados os resultados da avaliação.
A assiduidade não é contabilizada para a avaliação desta disciplina.
Bibliografia básica - A. B. Carlson, P. B. Crilly, Communication Systems, 5ª Ed., McGraw-Hill, 2009.
Bibliografia complementar - John A. Gubner, Probability and Random Processes for Electrical and Computer Engineers, Cambridge University Press, 2006.

- Francisco Velez Grilo, António Casimiro, João Correia Lopes,Joaquim Azevedo, Teoria do Sinal e Suas Aplicações, Escolar Editora, 2010.