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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LGRH

Métodos de Investigação (1 º Sem 2017/2018)

Código: L0947
Acrónimo: L0947
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 18.0 h/sem 36.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 55.0 h/sem 95.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2017/2018
Pré-requisitos Não aplicável
Objectivos O objectivo é desenvolver competências de planear uma investigação e de usar métodos e técnicas de recolha e análise de dados.
Programa CP1-Introdução:Diferenças entre conhecimento científico e senso comum
CP2-Métodos Fundamentais
2.1-Métodos de Investigação e Ciências da Gestão
- método descritivo
- método correlacional
- método experimental
- método causal
- método histórico
- estudo de caso
2.2-Fases de investigação
2.3-Formulação do problema
2.4-Definição de objectivos de investigação
2.5-Conceptualização das variáveis
2.6-Revisão de literatura
CP3-Recolha de Dados
3.1-Técnicas de recolha de dados
-entrevista, individual e de grupo
-questionário
-observação
-consulta documental
3.2-Tratamento de informação secundária
3.3-Investigação em ambiente organizacional
3.3.1. Análise e Descrição de funções
CP4-Análise de Dados
-Escolha das técnicas de análise de dados
-Análise de conteúdo
CP5-Comunicação
5.1-Apresentação da comunicação escrita
-organização do relatório
-redacção do relatório
5.2-Apresentação Oral
Processo de avaliação A avaliação contínua inclui:
-Frequência: ponderação 40%.
-Trabalho de grupo: ponderação 35% (30% relatório;5%apresentação oral).
-Trabalho individual  20%
- Participação na investigação do Departamento de RHCO 5%
-Os alunos que não realizarem um dos trabalhos, bem como alunos que obtenham menos de 8 valores em qualquer elemento, ou se tiverem mais de 20% de absentismo nas aulas vão a Exame Final, correspondente a 100% da avaliação final.
Processo de ensino-aprendizagem A UC corresponde a 6 ECTS (150h),inclui 55h (T54;OT1) de contacto e 95h de trabalho autónomo.
Serão usados métodos de ensino (exposições teórico-práticas, apresentação de estudos, exercícios práticos) que visam promover a capacidade de aprender do aluno e orientados para a concretização dos objectivos de aprendizagem já referidos.
As aulas teórico-práticas fornecem informação central (conceitos chave e estratégias empíricas);a tutoria oferece orientação e feedback a projectos individuais.
Observações
Bibliografia básica Anderson, V. (2009). Research methods in Human Resource Management. London: CIPD.

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Bibliografia complementar Barañano, A. M. (2004/2008). Métodos e técnicas de investigação em Gestão. Lisboa: Edições Sílabo.

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