Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LS

Introdução à Antropologia (2 º Sem 2018/2019)

Código: L1201
Acrónimo: L1201
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 36.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 37.0 h/sem 113.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2013/2014
Pré-requisitos Nenhuns
Objectivos Proporcionar o conhecimento alargado do campo disciplinar da Antropologia através da sua história, do seu empenho humanista e da sua perspectiva comparativa. Apresentar a Antropologia nas suas relações com a Sociologia e outras ciências sociais. Preparar os alunos para a reflexão crítica e a abordagem comparativa das realidades sociais diversas.
Programa 1. A constituição do campo disciplinar da Antropologia. Etnocentrismo. A alteridade do "outro": bárbaros, pagãos, selvagens e primitivos. Uma breve história das teorias antropológicas.
2. Categorias clássicas da análise antropológica. O económico; o Político; o Parentesco e o Simbólico.
3. A Antropologia em Portugal.
4. Problemáticas contemporâneas. Direitos humanos e relativismo. Ambiente e globalização. Culturas e média. Biologia e Humanidade.  


Processo de avaliação Avaliação periódica:
Primeiro teste para avaliação do ponto 1.
Segundo teste para avaliação dos pontos 2 e 3.
Ensaio sobre o ponto 4.
Avaliação final:
Exame.
Processo de ensino-aprendizagem Aulas teórico-práticas. Trabalho em equipa e discussão em grupo na preparação do ensaio final.
Observações
Bibliografia básica ERIKSEN,T.H. Small Places, Large Issues: An introduction to Social and Cultural Anthropology. Pluto Press,London, 2001.
INGOLD, Tim, Companion Encyclopaedia of Anthropology, Routledge, London, 1994.
LÉVI-STRAUSS, Claude, Raça e História, Presença, Lisboa, 1994.(1951)
LÉVI-STRAUSS, Claude, "Introdução à obra de Marcel Mauss" in Marcel Mauss, Sociologia e Antropologia,Edições 70, Lisboa, 2008 (1950)  
PAIS DE BRITO, Joaquim, "Mudança na Etnologia: A questão do Olhar" in Prelo, nº1, pp.63-72, INCM, Lisboa, 1983.
ROWLAND, Robert, Antropologia, História e Diferença, Afrontamento, Porto,1987.
MAUSS, Marcel, Ensaio sobre a Dádiva, Ed.70, Lisboa, 2013 (1925)
BENEDICT, Ruth, Padrões de Cultura, Livros do Brasil, Lisboa, 2010 (1934)


Bibliografia complementar PINA-CABRAL, João, Os Contextos da Antropologia, Difel, Lisboa, 1991.
LEAL, João, Antropologia em Portugal: Mestres, Percursos, Tradições, Livros Horizonte, Lisboa, 2006.
PAIS DE BRITO, Joaquim, "Etnografia, etnógrafos e configurações da identidade" in Primitivos Portugueses 1450-1550, o século de Nuno Gonçalves, pp. 42-51, MNAA-Athena, Lisboa, 2010.
PAIS DE BRITO, Joaquim, "No tempo da descoberta de um escultor" in Onde Mora o Franklim? Um escultor do Acaso, MNE-IPM, 1995.
PAIS DE BRITO, Joaquim, "Contextos e percursos da cultura popular" in Revista Convergência Lusíada, nº 24, Rio de Janeiro, 2007.
PAIS DE BRITO, Joaquim, "Apresentação" in O Voo do Arado, MNE-IPM-MC, Lisboa, 1996.