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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LFC

Gestão do Marketing (1 º Sem 2016/2017)

Código: L1805
Acrónimo: L1805
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês, Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 18.0 h/sem 0.0 h/sem 36.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 55.0 h/sem 95.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2016/2017
Pré-requisitos não existem
Objectivos Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, sejam capazes de aplicar os principais conceitos de marketing a partir da análise dos principais indicadores de mercado, no âmbito da construção de um plano estratégico e operacional
Programa CP1. Evolução do conceito de Marketing
CP2. Plano de Marketing
CP2.1.Componentes do plano e controlo
CP2.2 Estrutura organizacional
CP3. Análise situacional
CP3.1.Mercado
CP3.2.Comportamento do consumidor
CP3.3.Market Intelligence
CP3.4. Análise concorrencial
CP3.5.Análise da empresa
CP3.6. Análise Portfólio
CP 3.7. Análise SWOT
CP4. Segmentação e Target
CP5. Posicionamento
CP6. Marketing-Mix
CP6.1.Produto
CP6.2. Preço
CP6.3. Distribuição
CP6.4. Comunicação
Processo de avaliação O sistema de avaliação periódica é composto: Participação nas aulas (15%); Trabalho final (35%); Teste final (50%). Nota mínima em cada uma das componentes é 8 valores. O aluno deve assegurar uma assiduidade igual ou superior a 80% (menor será automaticamente excluído da avaliação periódica).Os alunos que reprovarem na avaliação regular possuem duas épocas de exame tendo os exames uma ponderação de 100% da nota.
Os alunos com uma nota final superior a 16 poderão ser chamados a defesa de nota.
Processo de ensino-aprendizagem O aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral e serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME):
1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência
2. Participativas, com análise e resolução de casos.
3. Activas, com realização de projectos de empresa
4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.
Os grupos de trabalho devem ter entre 3 e 5 elementos.
Observações Cada docente responsável pelas aulas práticas irá disponibilizar uma hora semanal para atendimento aos alunos.

Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia básica LINDON, Denis; LENDREVIE,Jacques; LÉVY, Julien; DIONÍSIO, Pedro;
RODRIGUES, Joaquim Vicente. (2015), MERCATOR da Língua Portuguesa, Dom Quixote.
Bibliografia complementar Kotler, P. (2012), Marketing Management - Analysis, Planning, Implementation and Controle (Millennium Edition, 14th) Englewood Cliffs: Prentice Hall.
Dibb, S., Simkin, L., Pride, W. e Ferrell, O., (2005) Marketing ? Concepts and Strategies, (European Edition, 5th) Boston, MA: Houghton Mifflin.
Exercícios e artigos entregues aos alunos