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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LE , LG

Comunicação em Marketing (2 º Sem 2017/2018)

Código: L1807
Acrónimo: L1807
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 36.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 37.0 h/sem 113.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2011/2012
Pré-requisitos Não
Objectivos Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, sejam capazes de elaborar uma estratégia integrada de comunicação a produtos/serviços concretos, bem como avaliar propostas de conceitos criativos para a execução dessas estratégias.
Programa CP1. Da Estratégia de Marketing à Estratégia de Comunicação
? O Marketing enquanto filosofia empresarial
? Os conceitos de Marketing: agentes e envolvente de mercado, estudos de mercado, decisões estratégicas e operacionais de Marketing
? Alvos de Marketing
? Posicionamento
? Marketing Mix
? O papel da Comunicação
CP2. A Estratégia Integrada de Comunicação
? Os agentes da Comunicação
? Alvos de Comunicação
? Objectivos de Comunicação
? A mensagem
? O mix da Comunicação
? Avaliação da Comunicação
? Orçamento e calendarização

CP3. Conceito Criativo da Comunicação
? Briefing
? Abordagem Criativa
? Plano de Trabalho Criativo
? Elementos do Mix da Criatividade
? Pre-Testes
? Avaliação Criativa

CP4.O Mix da Comunicação
?Força de Vendas
?Marketing Directo / Marketing Relacional
?Publicidade
?Relações Públicas
?Patrocínio e Mecenato
?Promoções
?Merchandising
?Comunicação Digital
Processo de avaliação
A avaliação pode ser contínua ou final (por exame).

Recomenda-se a avaliação contínua (em1ª época), composta por 4 instrumentos de avaliação:
 Presença e participação nas aulas (20%)- participação individual(resposta a questões dirigidas e/ou intervenção directa do aluno) e resolução de exercícios em grupo
 2 Trabalhos de Grupo para a resolução de Casos Práticos (30%)
 1 Trabalho individual (20%)
 Frequência (30%) ? com nota mínima de 7,5 valores

O aluno deve assegurar uma assiduidade igual ou superior a 80%, sem a qual será automaticamente excluído da avaliação periódica, tendo que se submeter a exame final.

Os grupos de trabalho serão constituídos por 3 a 5 elementos.

A avaliação por exame constitui 100% da nota.

Os alunos abrangidos pelo ?Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais? deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC
Processo de ensino-aprendizagem Ao longo do período lectivo, o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, no âmbito desta UC e em conformidade com os objectivos definidos.

Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA):

1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência
2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos
3. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e de textos de apoio e leitura
4. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo
5. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Observações Horário de atendimento:
3ªs feiras 9h45-10h45
Bibliografia básica ? Lendrevie, Jacques, Baynast, Arnaud de, Rodrigues, Vicente e Dionísio, Pedro, ?PUBLICITOR ? Comunicação 360º?, Publicações D.Quixote, Lisboa, 2010
? Slides, exercícios e artigos entregues aos alunos.
Bibliografia complementar ? Lendrevie, Jacques, Lindon, Denis, Dionísio, Pedro e Rodrigues, Vicente, ?MERCATOR XXI?, Publicações D.Quixote, Lisboa, 2004
? Dionísio, Pedro, Rodrigues, Vicente, Faria, Hugo, Canhoto, Rogério, Correia Nunes, Rui, ?b-Mercator?, Publicações D. Quixote, Lisboa, 2009