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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  CIIBS

Comunicação em Marketing (2 º Sem 2019/2020)

Código: L1807
Acrónimo: L1807
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 36.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 37.0 h/sem 113.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2019/2020
Pré-requisitos Não
Objectivos Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, sejam capazes de elaborar uma estratégia integrada de comunicação a produtos/serviços concretos, bem como avaliar propostas de conceitos criativos para a execução dessas estratégias.
Programa 1. Da Estratégia de Marketing à Estratégia de Comunicação
O Marketing enquanto filosofia empresarial
        Os conceitos de Marketing: agentes e envolvente de mercado, estudos de mercado,       decisões estratégicas e operacionais de Marketing
Alvos de Marketing
Posicionamento
Marketing Mix
O papel da Comunicação
2. A Estratégia Integrada de Comunicação
Os agentes da Comunicação
Alvos de Comunicação
Objectivos de Comunicação
A mensagem
O mix da Comunicação
Avaliação da Comunicação
Orçamento e calendarização

3. Conceito Criativo da Comunicação
Briefing
Abordagem Criativa
Plano de Trabalho Criativo
Elementos do Mix da Criatividade
Pre-Testes
Avaliação Criativa

4.O Mix da Comunicação
    Força de Vendas
    Marketing Directo / Marketing Relacional
    Publicidade
     Relações Públicas
     Patrocínio e Mecenato
     Promoções
     Merchandising
     Comunicação Digital
Processo de avaliação A avaliação periódica é composta por 3 instrumentos
Trabalho de Grupo 35%
Trabalho individual 25%
         Frequência 40%,  nota mínima  7,5 valores

A assiduidade deve ser igual ou superior a 80%
Processo de ensino-aprendizagem O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, no âmbito desta UC e em conformidade com os objectivos definidos.

Serão utilizadas as seguintes metodologias:

1. Expositivas
2. Participativas, com análise e resolução de exercícios  
3. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e de textos de apoio
4. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo
5. Auto-estudo
Observações Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC
Bibliografia básica ? Lendrevie, Jacques, Baynast, Arnaud de, Rodrigues, Vicente e Dionísio, Pedro, ?PUBLICITOR ? Comunicação 360º?, Publicações D.Quixote, Lisboa, 2010
? Slides, exercícios e artigos entregues aos alunos.
Bibliografia complementar ? Lendrevie, Jacques, Lindon, Denis, Dionísio, Pedro e Rodrigues, Vicente, ?MERCATOR XXI?, Publicações D.Quixote, Lisboa, 2004
? Dionísio, Pedro, Rodrigues, Vicente, Faria, Hugo, Canhoto, Rogério, Correia Nunes, Rui, ?b-Mercator?, Publicações D. Quixote, Lisboa, 2009