Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LGM

Distribuição e Merchandising (2 º Sem 2016/2017)

Código: L1825
Acrónimo: L1825
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 54.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 55.0 h/sem 95.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2011/2012
Pré-requisitos Não
Objectivos 1.Pretende-se que os alunos no final desta unidade curricular sejam capazes de aplicar os principais conceitos de distribuição e merchandising à gestão de redes de distribuição e de cadeias de lojas
Programa 1. Princípios de sucesso na cadeira de Distribuição e Merchandising
2. Princípios de apresentação escrita e oral
3. Conselhos para a preparação dos casos
4. Forma de organização do trabalho
5. O aparelho comercial português
6. A internacionalização da Distribuição
7. O Marketing do Retalhista
8. Merchandising de Sedução
9. Merchandising de Gestão
10. Modelos de Avaliação de Merchandising
11. As funções dos distribuidores e as estratégias dos produtores
12. As novas formas de organização
dos distribuidores: a gestão por     categorias
13. Comportamento do consumidor e a estratégia de Marketing dos retalhistas
14. Comércio electrónico
15. Franchising
16. Comunicação no retalho
17. Supply Chain Management
18. Trade Marketing
19. A negociação produtores-distribuidores
20. Relações de partenariado: Produtores-Distribuidores. E.C.R.
21. Gestão e Animação de Redes de Distribuição
Processo de avaliação O sistema de avaliação periódica é composto por:
- Participação nas aulas (20%)
- Trabalho: Projecto Farmácias Portuguesas (40%)
- Teste final (40%)
Nota mínima em qualquer uma das componentes - 8,5 valores
O aluno deve assegurar uma assiduidade a 80%, sem a qual será automaticamente excluído da avaliação periódica.
Os alunos que reprovarem na avaliação regular têm 2 épocas de exame (1ª e de recurso), tendo os exames uma ponderação de 100% da nota.

Processo de ensino-aprendizagem O aluno deverá desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, sendo utilizadas as seguintes metodologias:
1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência
2. Participativas, com análise e resolução de casos e projectos de empresa
3. Experimentais, com a realização de role-plays de negociação
4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.
Os grupos de trabalho devem ter entre 3 e 5 elementos
Observações Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Os alunos que passarem na avaliação regular podem inscrever-se para melhoria apenas na época de recurso. Se preferirem ir ao exame de 1ª época terão de informar o docente por escrito e perdem a nota da avaliação regular.
Em qualquer um dos sistemas de avaliação (avaliação regular ou exames) considera-se que o aluno teve aprovação à disciplina se tiver nota superior ou igual a 9.5 valores.
Bibliografia básica - Lendrevie, Lindon, Dionísio e Rodrigues, Mercator XXI -Teoria e prática do Marketing, Publicações Dom Quixote, Lisboa, 2004
- Rousseau Manual de Distribuição 2ª edição, Principia, Lisboa, 2008
- LeVY e WEITZ, Retailing Management, McGraw HIll, International Edition, 2004
- Coughlan, Anderson, Stern and El-Ansary, "Marketing Channels", 7th Edition, Prentice-Hall, New Jersey, 2006  
Bibliografia complementar - CARVALHO, JOSÉ CRESPO (Obra coordenada), e-Business e Distribuição  Sectores em Mudança, INDEG/ISCTE e Bertrand, Lisboa, 2001