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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LGM

Distribuição e Merchandising (2 º Sem 2018/2019)

Código: L1825
Acrónimo: L1825
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 54.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 55.0 h/sem 95.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Não
Objectivos 1.Pretende-se que os alunos no final desta unidade curricular sejam capazes de aplicar os principais conceitos de distribuição e merchandising à gestão de redes de distribuição e de cadeias de lojas
Programa 1. Princípios de sucesso na cadeira de Distribuição e Merchandising
2. Princípios de apresentação escrita e oral
3. Conselhos para a preparação dos casos
4. Forma de organização do trabalho
5. O aparelho comercial português
6. A internacionalização da Distribuição
7. O Marketing do Retalhista
8.      Atmosfera de loja
9. Merchandising de Sedução
10. Merchandising de Gestão
11. Modelos de Avaliação de Merchandising
12. As funções dos distribuidores e as estratégias dos produtores
13. As novas formas de organização
dos distribuidores: a gestão por categorias
14. Comércio electrónico
15. Franchising
16. Comunicação no retalho
17. Supply Chain Management
18. Trade Marketing
19. A negociação produtores-distribuidores
20. Relações de partenariado: Produtores-Distribuidores. E.C.R.

Processo de avaliação O sistema de avaliação periódica é composto por:
- Participação nas aulas (30%)
- Trabalho: Projecto Empresarial (20%)
- Teste final (50%)
Nota mínima em qualquer uma das componentes - 8,5 valores
O aluno deve assegurar uma assiduidade a 80%, sem a qual será automaticamente excluído da avaliação periódica.
Os alunos que reprovarem na avaliação regular têm 2 épocas de exame (1ª e de recurso), tendo os exames uma ponderação de 100% da nota.

Processo de ensino-aprendizagem O aluno deverá desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, sendo utilizadas as seguintes metodologias:
1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência
2. Participativas, com análise e resolução de casos e projectos de empresa
3. Experimentais, com a realização de role-plays de negociação
4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.
Os grupos de trabalho devem ter entre 3 e 5 elementos
Observações Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Os alunos que passarem na avaliação regular podem inscrever-se para melhoria apenas na época de recurso. Se preferirem ir ao exame de 1ª época terão de informar o docente por escrito e perdem a nota da avaliação regular.
Em qualquer um dos sistemas de avaliação (avaliação regular ou exames) considera-se que o aluno teve aprovação à disciplina se tiver nota superior ou igual a 9.5 valores.
Bibliografia básica - Baynast, A., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P. e Rodrigues, V.(2018) Mercator 25 Anos, O Marketing na Era Digital, Publicações Dom Quixote, Lisboa
- Berman, B., Ervans, J. e Chatterjee, P., (2017) Retail Management - A Strategic Approach - Global Edition - 13 th International Edition, Pearson, England  
- Artigos e casos diversos indicados na programação, que são entregues aos alunos.
Bibliografia complementar - Rousseau Manual de Distribuição 2ª edição, Principia, Lisboa, 2008
- Palmatier, P., Stern, L. e El-Ansary, A., (2016) Marketing Channels Strategy, International Edition, 8th Edition, Routledge, New York, USA