Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LE , LG

Marketing Pessoal (2 º Sem 2018/2019)

Código: L1830
Acrónimo: L1830
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 36.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 37.0 h/sem 113.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos NA
Objectivos Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular, desenvolvam competências que contribuam para uma melhor inserção no mercado de trabalho.
Programa 1.Quadro Conceptual do Mkt Pessoal
O Mercado e a concorrência
A Marca
O Cliente
O Poduto e o Serviço
2.Mercado Empregador
A Procura
Segmentação e quantificação do mercado potencial
Concorrência
3.Análise da Procura
Funções na área de Mkt/Gestão
Perfis de competências para o desempenho dessas funções
4.Posicionamento
Licenciaturas concorrentes
Licenciatura da Escola de Gestão
Licenciados da Escola de Gestão
5.Análise Competitiva
Da Escola de Gestão e dos Licenciados
6.Análise Swot
7.Objectivos: carreiras profissionais e aprendizagem contínua
8.Estratégia de mkt do Licenciado da Escola de Gestão
Como dar valor ao produto e diferenciar
Competências a desenvolver
9.Entrada no Mercado de Trabalho
Competências de relacionamento e de comunicação
10.Desenv. Profissional
Postura pessoal e profissional
Liderança e trab.de equipa
Auto-conceito, auto-estima, motivação
Pró-actividade, criatividade e inovação
11.Plano Mkt Pessoal
Processo de avaliação Partic. aulas(10%); Trab. Indiv.(30%);Trab.Grupo(30%) Freq.(30%).Assiduidade mín.:80%.Os alunos que reprovarem na aval. regular possuem 2 épocas de exame "A nota mínima em cada uma das provas referidas  é 8,5."Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais? deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na 1ª semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Processo de ensino-aprendizagem O aluno deverá adquirir/desenvolver diversas competências no âmbito da UC e em conformidade com os objectivos definidos.
Para tal, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME):Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência; Participativas: discussão de artigos e conceitos para a elaboração do Plano de Mkt Pessoal; Activas: realização do TG e das diferentes fases do Plano; Auto-estudo: relacionadas com o trabalho autónomo do aluno (Planeamento das Aulas).
Observações Os alunos abrangidos pelo -Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais- deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC
Bibliografia básica Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Institucionais, Neves j. et all, Sílabo,2015

Career Directions,Yenna D., McGraw Hill, 2014

Career Achievement,Blacken K.,McGraw Hill, 2016

Bibliografia complementar Artigos entregues aos alunos
Perez,Andrés, "Marca Personal", Madrid, 2012
Peters,Tom "The Brand You", Alfred A. Knopf, New York, 2009
Roffer, Robin Fisher, "Make a Name of Yourself", Broadway Books, New York, 2008