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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LE , LG

Marketing Pessoal (2 º Sem 2017/2018)

Código: L1830
Acrónimo: L1830
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 36.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 37.0 h/sem 113.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2014/2015
Pré-requisitos NA
Objectivos Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular, desenvolvam competências que contribuam para uma melhor inserção no mercado de trabalho.
Programa 1.Quadro Conceptual do Mkt Pessoal
O Mercado e a concorrência
A Marca
O Cliente
O Poduto e o Serviço
2.Mercado Empregador
A Procura
Segmentação e quantificação do mercado potencial
Concorrência
3.Análise da Procura
Funções na área de Mkt/Gestão
Perfis de competências para o desempenho dessas funções
4.Posicionamento
Licenciaturas concorrentes
Licenciatura da Escola de Gestão
Licenciados da Escola de Gestão
5.Análise Competitiva
Da Escola de Gestão e dos Licenciados
6.Análise Swot
7.Objectivos: carreiras profissionais e aprendizagem contínua
8.Estratégia de mkt do Licenciado da Escola de Gestão
Como dar valor ao produto e diferenciar
Competências a desenvolver
9.Entrada no Mercado de Trabalho
Competências de relacionamento e de comunicação
10.Desenv. Profissional
Postura pessoal e profissional
Liderança e trab.de equipa
Auto-conceito, auto-estima, motivação
Pró-actividade, criatividade e inovação
11.Plano Mkt Pessoal
Processo de avaliação Partic. aulas(10%); Trab. Indiv.(30%);Trab.Grupo(30%) Freq.(30%).Assiduidade mín.:80%.Os alunos que reprovarem na aval. regular possuem 2 épocas de exame "A nota mínima em cada uma das provas referidas  é 8,5."Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais? deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na 1ª semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Processo de ensino-aprendizagem O aluno deverá adquirir/desenvolver diversas competências no âmbito da UC e em conformidade com os objectivos definidos.
Para tal, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME):Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência; Participativas: discussão de artigos e conceitos para a elaboração do Plano de Mkt Pessoal; Activas: realização do TG e das diferentes fases do Plano; Auto-estudo: relacionadas com o trabalho autónomo do aluno (Planeamento das Aulas).
Observações Os alunos abrangidos pelo -Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais- deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC
Bibliografia básica Perez, Andrés, "Marca Personal", Madrid, 2012
Kouzes,James & Posner, Barry Z, "The Challenge of Leadership", San Francisco, 2009
Rego, Armenio, "Comunicação Pessoal e Profissional", Lisboa, 2009
Peters,Tom "The Brand You", Alfred A. Knopf, New York, 2009
Roffer, Robin Fisher, "Make a Name of Yourself", Broadway Books, New York, 2008


Bibliografia complementar Artigos entregues aos alunos