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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LGM

Comportamento do Consumidor (1 º Sem 2016/2017)

Código: L1903
Acrónimo: L1903
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 36.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 37.0 h/sem 113.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2013/2014
Pré-requisitos Não
Objectivos ?Perceber como o comportamento do consumidor afecta a gestão de marketing a nível estratégico e operacional
?Aplicação dos conceitos relacionados com Comportamento do Consumidor nas áreas de marketing research e marketing estratégico
Programa 1.Comp.  do consumidor e  a gestão
2.Percepção
3.O "próprio"
4.Motivação, valores e envolvimento
5.Neuromarketing
6.Aprendizagem e memória
7.Atitudes
8.Tomada de decisão individual
9.A situação de compra e a avaliação pós-compra
10.As novas tribos de consumidores
11.Influência de grupos e líderes de opinião
12.Tomada de decisão em família
13.Segmentos e subculturas etárias
14.Impacto das redes sociais nas escolhas de consumo
15.Rendimento e classe social
16.Estilos de vida e escolhas de consumo
17.Fé e rituais
Processo de avaliação O sistema de avaliação periódica é composto por:
-Participação em aula (10%)
-Trabalho prático (30%)
- Teste final (60%)
Nota mínima em qualquer uma das componentes - 8,5 valores
O aluno deve assegurar uma assiduidade de 80%, sem a qual será automaticamente excluído da avaliação periódica.
Os alunos que reprovarem na avaliação regular têm 2 épocas de exame (1ª e de recurso), tendo os exames uma ponderação de 100% da nota.

Processo de ensino-aprendizagem O aluno deverá desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral.

Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias:

1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos
2.Participativas, com análise e resolução de casos.
3.Activas e experimentais, com realização de projectos
4.Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.

Os grupos de trabalho devem ter entre 3 e 5 elementos.
Observações Os alunos que passarem na avaliação regular podem inscrever-se para melhoria apenas na época de recurso. Se preferirem ir ao exame de 1ª época terão de informar o docente por escrito e perdem a nota da avaliação regular.
Em qualquer um dos sistemas de avaliação (avaliação regular ou exames) considera-se que o aluno teve aprovação à disciplina se tiver nota superior ou igual a 9.5 valores.
Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia básica ?Solomon, Bamossy, Askegaard, Hogg ?Consumer Behaviour - A European Perspective? ? 4th Edition, FT Prentice Hall
?Martin Lindstrom ?Buy.ology?, 1st Edition, Crown Business
Bibliografia complementar ?Consumer Behavior, Leon G. Schiffman; Leslie Lazar Kanuk, Prentice Hall
?Consumer Behavior - International Edition, James F. Engel; Roger D. Blackwell; Paul W. Miniard Dryden