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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LETI

Teoria dos Circuitos (1 º Sem 2019/2020)

Código: L2001
Acrónimo: L2001
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 18.0 h/sem 36.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 55.0 h/sem 95.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2017/2018
Pré-requisitos Nenhuns
Objectivos Compreender conceitos fundamentais sobre análise de circuitos eléctricos os quais serão necessários para outras cadeiras de Electrónica.
Programa CP1:Redes resistivas
CP1.1: Redes de parâmetros concentrados
CP1.2: Variáveis das redes eléctricas
CP1.3: Elementos resistivos
CP1.4: Leis de Kirchhoff
CP1.5: Teoremas (teorema da sobreposição, teorema de Thévenin-Norton)

CP2: Redes reactivas
CP2.1: Elementos reactivos (condensador, bobine, ligação em série e em paralelo, transformador, continuidade de energia armazenada)
CP2.2: Redes de 1ª ordem (regime forçado e regime livre, circuito RC, circuito RL)
CP2.3 Redes de 2ª ordem
CP2.4 Regime forçado sinusoidal (grandezas sinusoidais, representação complexa, regime forçado sinusoidal, exemplos, potência, potência reactiva, compensação do factor de potência)
CP2.5: Funções de rede (transformada de Laplace, redes lineares, funções de rede, resposta em frequência, diagramas de Bode)

CP3: Amplificador operacional
CP3.1: Características ideais
CP3.2: Funcionamento linear
CP3.3: Funcionamento não-linear (comparador)
CP3.4: Características não-ideais
Processo de avaliação - 3 Trabalhos de laboratório com peso total de 30%. A presença nas sessões é obrigatória (a ausência implica 0 valores no trabalho).
- Exame escrito com nota mínima de 8 valores e peso de 70%.
A nota mínima final para se obter a aprovação é de 9.5.
A nota final máxima possível para os alunos com nota no exame abaixo de 9.5 é de 10 valores.
Não é obrigatória a presença nas aulas teórico-práticas.
A participação nas aulas pode contribuir com um peso até 20% na nota final (exame passa 50%).
Processo de ensino-aprendizagem O estudo individual, tendo por base a bibliografia recomendada, será orientado e apoiado pela
realização de aulas teórico e práticas. Nas aulas será exibido regularmente um simulador de circuitos
eléctricos onde será possível testar e observar o funcionamento de vários circuitos analisados. Os alunos terão oportunidade de efectuar simulações de circuitos estudados nas aulas bom como montá-los e testá-los experimentalmente.
Observações Nenhuma
Bibliografia básica Manuel de Medeiros Silva, Introdução aos Circuitos Eléctricos e Electrónicos, 4ª Ed., Fundação Calouste Gulbenkian, 2009

ou

Hayt, Kemmerly, Durbin, "Engineering Circuit Analysis", 7th Edition, McGraw Hill
Bibliografia complementar J. David Irwin, Basic Engineering Circuit Analysis, 7ª Ed., Wiley, 2001
Richard C. Dorf, James Svoboda, Introduction to Electric Circuits, 5ª Ed., Wiley, 2000
James W. Nilsson, Susan A. Riedel, Introductory Circuits for Electrical and Computer Engineering, Prentice-Hall, 2002
Vítor Meireles, Circuitos Eléctricos, Lidel, 2001
John O'Malley, Análise de Circuitos, Colecção Schaum, McGraw-Hill, 1993