Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LETI

Electrónica Programada e Processamento Digital de Sinais (1 º Sem 2019/2020)

Código: L2004
Acrónimo: L2004
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 18.0 h/sem 18.0 h/sem 18.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 55.0 h/sem 95.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Sinais e sistemas no domínio contínuo. Elementos da teoria de sinal. Fundamentos de eletrónica: filtros analógicos.
Objectivos - Familiarização dos alunos com os principais algoritmos de processamento digital de sinais no âmbito das tecnologias da informação e comunicação.
- Aprender uma nova linguagem de programação para sistemas de processamento digital de sinais.
- Projecto, implementação e programação de plataformas de processamento de sinal baseadas em modulos de E/S ou/e  processador digiatal, como TI  TMS320C6713 (32 bit, vírgula flutuante).
Programa - Sinais analógicos e digitais, plataformas real-time param processamento digital de sinal, vantagens e desvantagens do processamento de sinal;
- Conversão analógico digital: Amostragem, quantização e codificação.
- Analise no domínio tempo;
- Transformadas discretos. Análise em frequência;
- Arquitectura hardware para processamento digital de sinal: Programação em LabVIEW da MyDAQ, MyDSP  e do  DSP starter kit (DSK);
-  Filtros digitais: filtros com resposta impulsiva finita (FIR) e infinita (IIR) - projecto e a implementação;
- Aplicações de processamento digital de sinais: processamento de áudio, análise espectral.
Processo de avaliação Laboratório (40%) + Exame escrito (60%)
Nota mínima no laboratório: 8
Nota mínima no exame: 8
A possibilidade de realizar o exame escrito na época normal ou especial é condicionada de:
- Presença nas aulas de laboratório (100%) *,
- Presença nas aulas teóricas (50%),
- Presença nas aulas teóricas- práticas (50%).
*Caso que por razões objectivas são registrados faltas no laboratório será combinado com o professor uma maneira de recuperar/compensar as aulas de laboratório em falta.
Processo de ensino-aprendizagem O estudo individual, tendo por base a bibliografia recomendada, será orientado e apoiado pela realização de aulas teórico-práticas. Nas aulas serão utilizados LabVIEW, Matlab e FilterLab para auxiliar o dimensionamento de filtros analógicos e digitais e programar os algoritmos para sistemas de processamento de sinal.  Os materiais de apoio incluem, para além das referências bibliográficas  os diapositivos apresentados nas aulas, exemplos de implementações software, e exercícios resolvidos.
Observações As metodologias estudadas são utilizadas no desenvolvimento de módulos de processamento digital de sinais com aplicação na área de  Telecomunicações. São desenvolvidas sistemas de processamento de sinal utilizando uma plataforma de tipo multifunção caracterizada por entradas e saídas analógicas mas também uma plataforma de tempo real com processador digital de sinal(DSP). A linguagem de programação utilisada em todos tipos de plataformas será o LabVIEW.
Bibliografia básica - Octavian Postolache, Diapositivos de Electrónica Programada e Processamento Digital de Sinais (EPPDS), ISCTE 2014;
- Octavian Postolache, EPPDS: Guia de laboratórios, ISCTE, 2014;
- Octavian Postolache, EPPDS Exercicios resolvidos 2014;
- Manuais do processador TMS320C6713 e do kit de desenvolvimento DSP Starter Kit TMDSDSK6713;
- MyDAQ manual de utilizador;
- LabVIEW DSP Module User Manual;
Bibliografia complementar - Alan V. Oppenheim, Ronald W. Schafer, John R. Buck, Discrete-Time Signal Processing, Prentice-Hall, 1999

- Rulph Chassaing, Digital Signal Processing and Applications with the C6713 and C6416 DSK, Wiley-IEEE Press, 2008

- Corry L Clark, LabVIEW Digital Signal Processing and Digital Communication, McGraw Hill Professional, 2005.

- National Instruments, LabVIEW Digital Filter Design Toolkit, NI Press 2005.