Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LETI

Sistemas de Telecomunicações por Rádio (2 º Sem 2019/2020)

Código: L2301
Acrónimo: L2301
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 18.0 h/sem 36.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 55.0 h/sem 95.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2017/2018
Pré-requisitos Conhecimentos elementares de Telecomunicações.
Objectivos Nesta fase final do seu curso de engenharia, os estudantes já conhecem os princípios básicos de telecomunicações, pelo que o principal objectivo desta disciplina é usá-los e aplicá-los para o projecto de sistemas reais de telecomunicações, com especial ênfase nos sistemas de feixes hertzianos.
Programa CP 1. Introdução aos feixes hertzianos
CP 2. Elementos de propagação na atmosfera em presença da Terra plana e Terra esférica
CP 3. Desvanecimento; modelos teóricos e empíricos; reflexões; diversidade; repetidores passivos e activos
CP 4. Feixes digitais; qualidade de serviço e normas da ITU-R; critérios de projecto
CP 5. Projecto completo de engenharia de feixes hertzianos, de acordo com os requisitos e cumprindo as normas de qualidade, especificando o material necessário e os custos inerentes
CP 6. Satélites de comunicações: órbitas geoestacionárias, potência isotrópica equivalente radiada (EIRP), factor de mérito, qualidade de serviço, critérios de projecto
CP 7. Sistemas de Televisão: noções básicas de fotometria e colorimetria para televisão. Televisão analógica e televisão digital.
Processo de avaliação O método de avaliação nesta disciplina consiste na realização de uma prova escrita (frequência ou exame) com peso de 70% (nota mínima de 9.5 valores) e na realização de um Projecto de Feixes Hertzianos (em grupos de um ou dois alunos) com peso de 30% na nota final.

Nota: a realização do projecto de Feixes Hertzianos é obrigatória.
Processo de ensino-aprendizagem Uma hora de aula teórica semanal (1 T) e duas horas de teórico-práticas (2 TP). Estão também previstas outras actividades, nomeadamente seminários e visitas de estudo. A aprendizagem inclui a realização de um projecto obrigatório para a avaliação que pode necessitar de apoio tutorial (1 OT). Para além disto espera-se que os alunos trabalhem autonomamente mais 3 horas semanais, em média, nesta UC.
Observações Esta UC utiliza e aplica os conhecimentos anteriormente obtidos na área das telecomunicações, sendo por isso própria de um final de ciclo nesta área.
A plataforma de e-learning do ISCTE-IUL contém toda a informação relativa ao funcionamento desta UC, incluindo material auxiliar, anúncios diversos e a publicação das notas de avaliação dos alunos, logo que estejam disponíveis.
Bibliografia básica [1] - Carlos Salema, Feixes Hertzianos, IST Press, Lisboa, 2011.
[2] - Carlos Salema, Microwave Radio Links : From Theory to Design, John Wiley & Sons, 2002.
[3] - Carlos Salema, Sistemas de Comunicação por Satélite, AEIST, 1993.
[4] - Carlos Salema, Sistemas de Televisão, AEIST, 1994.
Bibliografia complementar [5] - Carlos Salema, "Microwave Radio Links", John Wiley & Sons 2003.
[6] - Theodore S. Rappaport, "Wireless Communications: Principles and Practice", Prentice Hall, 2002.
[7] - A. Bruce Carlson, Paul B. Crilly, Janet C. Rutledge, "Communication Systems: An Introduction to Signals and Noise in Electrical Communications", 4th edition, McGraw Hill, 2002.
[8] - Simon Haykin, "Communication Systems", John Wiley & Sons, 2000.
[9] - J.G. Proakis e Masoud Salehi, ?Digital communications?, 5ª edição, McGraw- Hill, 2007.
[10] - Gérard Maral, Michel Bousquet, "Satellite Communications Systems: Systems, Techniques and Technology", John Wiley & Sons, 2002.