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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LG

Optimização (2 º Sem 2016/2017)

Código: L5023
Acrónimo: L5023
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês, Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 54.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 55.0 h/sem 95.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2016/2017
Pré-requisitos N.A.
Objectivos Esta unidade curricular pretende desenvolver competências no domínio do Cálculo, sobretudo as aplicáveis na resolução de problemas práticos de otimização na gestão e economia.
Programa 1.Extremos em Rn
1.1 Programação não-linear
1.1.1 Revisões
1.2.1 Extremos livres de funções de mais de uma variável
1.3.1 Extremos condicionados de funções de mais de uma variável
1.2. Programação linear
1.2.1 Introdução
1.2.2 O método gráfico e o método de simplex
1.2.3 Casos especiais: problemas com solução degenerada, múltipla e ilimitada
1.2.4 Análise de sensibilidade

2. Séries
2.1 Definições e exemplos
2.2 Convergência de séries
2.3 Séries de funções e séries de potências

3. Cálculo integral em R
3.1 Primitivas
3.2 Conceito e cálculo integral.
3.3 Cálculo de áreas.

4. Introdução às equações diferenciais ordinárias (EDO)
4.1 Definições e generalidades
4.2 Análise e solução de algumas EDO de 1ª ordem.

Processo de avaliação A avaliação contínua consiste:
1. Teste intermédio (40%)
2. Trabalho de grupo (20%)
3. Frequência (40%)
A nota mínima exigida em cada momento de avaliação é de 8 valores.
A avaliação por exame consiste na realização de um exame na 1ª época.
Os alunos que não tenham obtido aprovação na UC podem realizar o exame na 2ª época do período de avaliação.
Os alunos com classificação final superior a 16 valores terão de realizar uma prova de defesa de nota.
Processo de ensino-aprendizagem ME1. Expositivo: apresentação dos conceitos teóricos.
ME2. Participativo: resolução de exercícios.
ME3. Activo: Resolução do trabalho de grupo.
ME4. Trabalho autónomo: a leitura da bibliografia recomendada e a resolução de exercícios fornecidos pelo docente, tal como indicado no plano das aulas.
Observações
Bibliografia básica Ferreira, M.A.M. e I. Amaral (1996). Primitivas e Integrais, Lisboa: Edições Sílabo, (5ª edição).

Ferreira, M.A.M. e I. Amaral (1996). Integrais Múltiplos e Equações Diferenciais, Lisboa: Edições Sílabo.

Ferreira, M.A.M e Amaral, I. (2002). Cálculo Diferencial em IRn. Colecção Matemática Vol. 2, Lisboa: Edições Sílabo, 5ª edição.

Ferreira, M.A.M (1999). Sucessões e Séries. Colecção Matemática Vol. 10, Lisboa: Edições Sílabo.

Ferreira, M.A.M. e Amaral, I. (1995). Programação Matemática. Colecção Matemática Vol. 7, Lisboa: Edições Sílabo, 2ª edição.

Chiang, A. C. Fundamental Methods of Mathematical Economics. ed. McGraw-Hill, Inc, 1984.

Marsden, J. and Weinstein, A., Calculus III. Springer-Verlag , New York, 1985.
Bibliografia complementar Apostol, Tom M. Calculus, volume I. John Wiley & Sons, 2007.