Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LS , LS-PL

Sociologia dos Média (2 º Sem 2018/2019)

Código: L5126
Acrónimo: L5126
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 36.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 37.0 h/sem 113.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Nenhuns.
Objectivos A UC pretende refletir sobre a ubiquidade da mediação e importância dos media nas sociedades contemporâneas.

A sociologia dos media tem por objetivo refletir sobre o impacto dos meios de comunicação na vida quotidiana e na construção social da realidade, adotando para tal uma postura sociológica nesta compreensão da relação entre media e sociedade.
Programa 1. Media e Sociedade: A mediação
1.1. A importância da mediação na construção social da realidade
1.2. A relação Media/Sociedade
1.3. O perigo do determinismo tecnológico
1.4. Visões constructivistas sociais
1.5. Propostas de definição de media
2. Teorias sobre os Media
2.1. Teorias Clássicas dos Efeitos
2.2. Usos e Gratificações
2.3. Two Step Flow
2.4. Escola Crítica
2.5. Estudos Culturais
2.6. Teorias da Domesticação
2.7. Um olhar empírico sobre os media e os portugueses
2.7.1. Aceso
2.7.2. Uso
2.7.3. Dietas de media
3. Novos media e novos debates teóricos
3.1. Assimetrias sociais e fracturas digitais
3.2. Os limites da cultura participativa 
4. Formatos de produção de conteúdos de media por meios institucionais
4.1. Jornalismo e os seus processos de: 
4.1.1. Newsmaking
4.1.2. Agenda setting
4.1.3. Gatekeeping 
4.1.4. Framing
4.2. As estruturas, rotinas e culturas de produção de notícias.
4.3.  Perfis e caraterização da classe jornalística
Processo de avaliação Participação ativa e assiduidade com peso de 10% na nota final.

Exercício em aula com peso de 20% - apenas possível em avaliação contínua. 

Trabalho individual escrito com peso de 70%.
O tempo total necessário para o trabalho é estimado em cerca de 20 horas e este deverá ocupar 10 páginas.

A avaliação contínua exige uma assiduidade mínima. Esta não poderá ser inferior a 80% das aulas lecionadas.
Processo de ensino-aprendizagem Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME):
ME1: Expositivas, para apresentação e análise dos quadros teóricos de referência;
ME2: Participativas, com debate informado pela literatura e discussão racional crítica;
ME3: Auto-estudo relacionado com o trabalho autónomo do aluno.
Observações
Bibliografia básica Croteau, David & William Hoynes (2014 - 5ª edição) Media/Society: Industries, Images and Audiences, Londres, Sage

Hodkinson, Paul (2016 - 2ª edição) Media, Culture and Society: An Introduction, Londres, Sage

Devereux, Eoin (2014 - 3ª edição) Understanding the Media, Londres, Sage

Lievrouw, Leah A & Sonia Livingstone (2006b) 'Introduction to the updated student edition', em Lievrouw, Leah A & Sonia Livingstone, Handbook of New Media. Social Shaping and Consequences of ICTs, Londres, Sage

Lindgren, Simon (2012) "The Sociology of Media and Information Technologies". in Aakvaag, G.C., Hviid Jacobsen, M, & Johansson, T. Introduction to Sociology: Scandinavian Sensibilities. Londres, Pearson

Silverstone, Roger (2005) 'The Sociology of Mediation and Communication' in Calhoun, Craig et al. (orgs.) The Sage Handbook of Sociology, Londres, Sage
Bibliografia complementar Abercrombie, Nicholas e Brian Longhurst (1998) Audiences: A sociological theory of performance and imagination, Londres, Sage.

Bakardjieva, Maria (2005) Internet society: The Internet in everyday life, Londres, Sage.

Balnaves, Mark, Stephanie Hemelryk Donald & Brian Shoesmith (2009) Media Theories and Approaches. A Global Perspective, Hampshire, Palgrave Macmillan

Barreiros, José Jorge (2012) Democracia, Comunicação e Media, Lisboa, Mundos Sociais.

Baym, Nancy K. (2015 - 2ª edição) Personal Connections in the Digital Age, Cambridge, Polity.
Berker, Thomas et al. (2006) Domestication of Media and Technology, Berkshire, Open University Press.
Bourdieu, Pierre (1997) Sobre a televisão, Oeiras, Celta.

Bräuchler, Birgit e John Postill (orgs.) Theorising Media and Practice, Oxford & New York, Berghahn Books.

Breton, Philippe & Serge Proulx (1997) A explosão da comunicação, Lisboa, Editorial Bizâncio

Briggs, Asa e Peter Burke (2009 - 3ª edição) A social history of the media: from Gutenberg to the Internet, Cambridge, Polity

Carah, Nicholas & Eric Louw (2015) Media and Society: Production, Content and Participation, Londres, Sage.

Couldry, Nick (2012) Media, Society, World: Social theory and digital media practice, Cambridge, Polity.

Curran, James (2011 - 5ª edição) Media and Society, Londres, Bloomsbury

Durham, Meenakshi Gigi & Douglas M Kellner (orgs.) (2006) Media and cultural studies: Keyworks, Oxford, Blackwell.

Haddon, Leslie (2004) Information and communication technologies in everyday life: A concise introduction and research guide, Oxford, Berg.

Hesmondhalgh, David & Jason Toynbee (2008) The Media and Social Theory, Londres, Routledge.

Hinton, Sam e Hjorth, Larissa (2013) Understanding Social Media, Londres, Sage.

Jackson, John D. Greg M. Nielsen e Yon Hsu (2011) Mediated society: a critical sociology of media, Oxford, Oxford University Press

Jensen, Klaus Bruhn (2012 - 2ª edição) A Handbook of Media and Communication Research: Qualitative and Quantitative Methodologies, London & New York, Routledge.

MacKenzie, Donald A & Judy Wajcman (Orgs). (1999) The social shaping of technology: how the refrigerator got its hum, Buckingham e Philadelphia, Open University Press.

McDougall, Julian (2012) Media Studies: The Basics, Londres, Routledge.

McQuail, Denis (2010) Mass Communication Theory, Londres, Sage.

Siapera, Eugenia (2012) Understanding New Media, Londres, Sage.

Silverstone, Roger (1999) Why study the media?, Londres, Sage.

Smith, Merritt Roe & Leo Marx (orgs.) (1994) Does technology drive history? The dilemma of technological determinism, Cambridge, MIT Press.

Thomas, Michael (org.) (2011) Deconstructing Digital Natives: Young People, Technology and the New Literacies, New York, Routledge.

Thompson, John (1995) The media and modernity: A social theory of the media. Cambridge, Polity.
Turner, Graeme (2010) Ordinary People and the Media. The Demotic Turn, Londres, Sage.
Waisbord, Silvio (Editor) (2014) Media Sociology: A reappraisal, Cambridge, Polity.

Williams, Raymond (2003) Television: Technology and Cultural Form, Londres, Routledge.

Witte, James C & Susan E. Mannon (2010) The Internet and Social Inequalities, New York & Londres, Routledge.

Wolf, Mauro (2006) Teorias da Comunicação, Barcarena, Editorial Presença