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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LGM

Comunicação Integrada em Marketing (1 º Sem 2016/2017)

Código: L5189
Acrónimo: L5189
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 54.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 55.0 h/sem 95.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2013/2014
Pré-requisitos Não
Objectivos Pretende-se que os alunos no final desta unidade curricular sejam capazes de conceber e concretizar um plano de comunicação integrada
Programa 1. Conceitos básicos da Comunicação
2. Da Estratégia de Marketing à Estratégia de Comunicação
Objectivos e alvos de Marketing e de Comunicação
Processo de decisão de compra
3. Tipos de Comunicação
4. O Mix da Comunicação
O papel da comunicação no Marketing Mix.
O mix de Comunicação.
5. Os actores da comunicação
As Agências
Preparação de briefings
6. Publicidade
Publicidade Institucional e Publicidade de Produto
Preparação, execução e avaliação de uma campanha publicitária
7. Relações Públicas e Marketing Viral
Objectivos, públicos e meios
Planeamento e Execução de Acções
8. Marketing Directo
Preparação, execução e avaliação de uma campanha
9. Merchandising
Tipos de merchandising
Objectivos e técnicas
10. Promoções de Vendas
Públicos, objectivos e técnicas promocionais
11. Patrocínios/Mecenato
Objectivos e Estrutura de uma acção
12. Outras formas de Comunicação
13. Novas Tendências em Comunicação de Marketing
14. Plano Integrado de Comunicação
Processo de avaliação O sistema de avaliação periódica é composto por:
-Presença e participação nas aulas (20%)
-Trabalho de Grupo (30%)
-Trabalho prático (individual) - 20%
-Frequência (30%) ? com nota mínima de 7,5 valores
O aluno deve assegurar uma assiduidade igual ou superior a 80%, sem a qual será automaticamente excluído da avaliação periódica, tendo que se submeter a exame final.
Os alunos abrangidos pelo ?Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC.
Processo de ensino-aprendizagem O aluno deverá desenvolver competências de análise, pesquisa, de crítica.
Serão utilizadas as seguintes metodologias (ME):
1. Expositivas, com quadros teóricos
2. Participativas, com resolução de casos.
Os alunos devem ser activos e compreender que uma discussão participada é mais rica que uma correcção de um docente
3. Activas, com realização de projectos de comunicação
4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno
Os grupos de trabalho devem ter entre 3 e 5 elementos.
Observações Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC
Bibliografia básica » Brochand, Bernard, Lendrevie, Jacques, Rodrigues, Vicente e Dionísio, Pedro, ?PUBLICITOR Comunicação 360º?, Publicações D.Quixote, Lisboa, 2010
» Lendrevie, Jacques, Lindon, Denis, Dionísio, Pedro e Rodrigues, Vicente, ?MERCATOR XXI?, Publicações D.Quixote, Lisboa, 2004
Bibliografia complementar Exercícios e artigos entregues aos alunos.