Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LP

Neuropsicologia (2 º Sem 2018/2019)

Código: L5218
Acrónimo: L5218
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 24.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 25.0 h/sem 125.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Não existem
Objectivos O objectivo fundamental desta UC consiste em introduzir aos estudantes conhecimentos elementares em Neuropsicologia no que diz respeito aos seus pressupostos, métodos e técnicas de investigação, e bases neurológicas de processos cognitivos, sócio-cognitivos e emocionais, bem como as disfunções desses mesmos processos. Pretende-se dotar os estudantes da capacidade de compreender os principais conceitos, nomenclatura, e métodos de recolha e de divulgação de dados empíricos e clínicos.
Programa CP1. Introdução à Neuropsicologia
- Definição, âmbito e pressupostos básicos
- Abordagens da neuropsicologia
CP2. Cérebro normal
- Noções básicas de anatomia
- Anatomia funcional
CP3. Métodos e Técnicas
CP4. Processos cognitivos e Síndromes Neuropsicológicos
- Neuropsicologia da palavra falada e escrita. Afasias e Alexias.
- Neuropsicologia da atenção e funções executivas. Défices executivos.
- Neuropsicologia do reconhecimento visual de objectos e do espaço. Agnosias visuais e défices de representação e orientação no espaço.
- Neuropsicologia da memória. Síndromes amnésicos, défices semânticos categoriais específicos.
CP5. As neurociências sócio-cognitivas e afectivas.
Processo de avaliação Regime de avaliação: Contínua ou final.
Contínua: Trabalho de grupo, com apresentação oral (25%) e relatório escrito (25%), ou sobre estudo empírico de aplicação de técnicas neuropsicológicas ao estudo de processos cognitivos, ou sobre análise de caso neuropsicológico; Frequência (50%). Os estudantes ficam aprovados se tiverem nota igual ou superior a 9.5 valores em cada um dos elementos.
Final: os estudantes terão acesso a exame final (1ª e/ou 2ª época) nas condições vigentes no REACC.
Processo de ensino-aprendizagem As aulas são teórico-práticas (TP), adoptando-se metodologias:
Expositivas: Apresentação de conceitos e técnicas. Inclui a apresentação, por especialistas, de aplicações em contexto clínico e discussão de casos clínicos.
Activas: Realização de trabalho de grupo
Participativas: Discussão de trabalhos
Auto-estudo: Preparação de trabalhos de grupo, leitura de textos, visionamento de vídeos, e assistir a conferência.
A orientação tutorial (OT): esclarecimento de dúvidas.
Observações
Bibliografia básica Baddeley, A. D. et al (2002, Eds).The handbook of memory disorders.John Wiley & Sons
Cacciopo, J. T. et al (2017). Handbook of Psychophysiology. Cambridge: Cambridge University Press.
Coltheart, M. & Caramazza, A. (2006, Eds).Cognitive Neuropsychology: Twenty years on.Psychology Press
Denes, G. (2011).Talking heads: The neuroscience of language.Psychology Press
Farah, M. J. (2000).The cognitive neuroscience of vision.Wiley-Blackwell
Gazzaniga, M. S. (1997, Ed.).Conversations in the cognitive neurosciences.MIT Press
Gurd, J. et al (2010).The oxford handbook of clinical neuropsychology.Oxford University Press
Kolb, B., & Whishaw I. Q. (2015). Fundamentals of Human Neuropsychology. New York: Worth Publishers.
Parkin, A. J. (1996).Explorations in cognitive neuropsychology.Blackwell
Rapp, B. (2001, Ed).Handbook of cognitive neuropsychology: What deficits reveal about the human mind.Psychology Press.
Ward, J. (2006).The student's guide to cognitive neuroscience.Psychology Press
Bibliografia complementar Poderá ser aconselhada outra bibliografia específica durante a unidade curricular
Campbell, R. (1992, Ed.). Mental lives: Case studies in cognition. Oxford : Blackwell Publishers (CP2, CP4)
Ellis, A.W. & Young, A.W. (1988). Human cognitive neuropsychology. Brighton, UK: Psychology Press. (CP1, CP4)
Finger, S. (1994). Origins of neuroscience: A history of explorations into brain function. New York: Oxford University Press (Caps. 1-4). (CP1)
Kappenman, E. D. & Luck, S. J. (2012). The Oxford handbook of event-related potential components (Cap. 1). Oxford Handbooks (CP3)
Posner, M. I., & Raichle, M. E. (1994). Images of mind. New York: Scientific American Library. (CP3)
Shallice, T. (1988). From neuropsychology to mental structure. Cambridge: Cambridge University Press. (CP1, CP3, CP4)
Neuropsicologia da Linguagem
Ellis, A. W. & Young, A. W. (1997). Human cognitive neuropsychology: A textbook with readings (Caps. 5 e 8). East Sussex: Psychology Press.
Gazzaniga, M. S. (Ed., 1995). The cognitive neurosciences (Cap. 59). Cambridge: The MIT Press.
Groome, D. et al. (1999). An introduction to cognitive psychology: Processes and disorders (Cap. 9). London: Psychology Press.
Stemmer, B. & Harry A. Whitaker, H. A. (Eds., 2008). Handbook of the neuroscience of language (Caps. 1, 2, 4, 12-16, 20). Elsevier (CP4, CP5)
Underwood, G. & Batt, V. (1996). Reading and understanding: An introduction to the psychology of reading. Oxford: Blackwell. (Cap. 4)
Neuropsicologia da Percepção Visual
Ellis, A. W. & Young, A. W. (1997). Human cognitive neuropsychology: A textbook with readings (Caps. 2 e 3). East Sussex: Psychology Press.
Groome, D. et al. (1999). An introduction to cognitive psychology: Processes and disorders (Cap. 3). London: Psychology Press.
Humphreys, G. W. (1999, Ed.). Case studies in the neuropsychology of vision. East Sussex: Psychology press. (Caps. 3, 4 e 9)
Neuropsicologia da Memória
Ellis, A. W. & Young, A. W. (1997). Human cognitive neuropsychology: A textbook with readings (Cap. 10). East Sussex: Psychology Press.
Gazzaniga, M. S. (Ed., 1995). The cognitive neurosciences (Caps. 48, 51, 53). Cambridge: The MIT Press.
Groome, D. et al. (1999). An introduction to cognitive psychology: Processes and disorders (Cap. 5). London: Psychology Press.
Parkin, A. J. (1997, Ed.). Case studies in the neuropsychology of memory. Hove: Psychology Press. (Caps. 3, 4 e 7)
Squire, L. R. & Butters, N. (1992, Eds.). Neuropsychology of memory. New York : The Guilford Press
Neurocognição Social
Decety, J. &  Cacioppo, J. T. (Eds., 2011). The Oxford handbook of social neurosciences. Oxford University Press (CP1)