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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LP

Raciocínio e Linguagem (2 º Sem 2018/2019)

Código: L5241
Acrónimo: L5241
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 24.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 25.0 h/sem 125.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Não existem
Objectivos O objectivo fundamental desta UC consiste introduzir aos estudantes as bases conceptuais e teóricas necessárias para compreender os processos de pensamento humano (incluindo os processos de resolução de problemas, raciocínio e de tomada de decisão), bem como os processos de compreensão e produção da linguagem. Pretende-se ainda dotar os estudantes da capacidade de reflexão crítica acerca da relação entre pensamento e linguagem.
Programa CP1. Relação entre linguagem e pensamento
- A natureza da linguagem e do pensamento
- Perspectivas teóricas acerca da relação entre linguagem e pensamento
CP2. Resolução de Problemas
- Tipos de problemas e diferentes abordagens teóricas
- Representação do problema e processos de resolução de problemas
- Factores que influenciam a resolução de problemas
CP3. Raciocínio
- Raciocínio Dedutivo e Indutivo
- Falácias e enviesamentos versus racionalidade no raciocínio
CP4. Julgamento e Tomada de Decisão
- Modelos normativos
- Modelos descritivos: Heurísticas e enviesamentos cognitivos
CP5. Linguagem
- A especificidade da psicolinguística cognitiva
- Representação cognitiva da linguagem
- Percepção e produção da palavra falada
- Percepção e produção da palavra escrita
- Efeitos de contexto na percepção da palavra
- Compreensão de texto
Processo de avaliação Regime de avaliação: Periódica ou final.
Periódica: Recensão crítica, em grupo (relatório 30%; discussão 10%) sobre a relação entre pensamento e linguagem; Resposta individual, em casa, a questões (30%), Frequência (30%). Requer >= 8,5 valores em cada elemento (>= 9,5 média final ponderada).
Final: os estudantes terão acesso a exame final (1ª e/ou 2ª época), nas condições vigentes no REACC.
Processo de ensino-aprendizagem As aulas são teórico-práticas (TP), adoptando-se metodologias:
Expositivas: Apresentação dos principais conceitos, modelos teóricos e evidências empíricas;
Ativas: Realização do trabalho de grupo
Participativas: Realização de exercícios; Discussão de evidências empíricas; Discussão dos trabalhos;
Auto-estudo: Análise de exercícios, leitura de textos e preparação dos trabalhos.
Orientação tutorial (OT): esclarecimento de dúvidas.
Observações Horário de atendimento (mediante marcação prévia via email):
4ª feira 13:30-14:30 (Rita Jerónimo)
5ª feira 18:00-19:00 (César Lima)
Bibliografia básica Eysenck, M. W., & Keane, M. T. (2015). Cognitive psychology: A student's handbook. London: Psychology Press.
Gleitman, H., Gross, J., & Reisberg, D. (2010). Psychology, Eight Edition. New York: W W Norton & Co Inc.  
Manktelow, K. (2012). Thinking and reasoning: An introduction to the psychology of reason, judgment and decision making. New York: Psychology Press.
Sternberg, R., & Sternberg, K. (2011). Cognitive Psychology. Belmont: Wadsworth Publishing.  

Harley, T. (2001). The psychology of language: From data to theory. East Sussex, UK: Psychology Press.
Spinelli, E., & Ferrand, L. (2005). Psychologie du langage: L'écrit et le parlé, du signal à la signification. Paris: Armand Colin.
Spivey, M., McRae, K., & Joanisse, M. (Eds., 2012). The Cambridge handbook of psycholinguistics (Caps. 1, 4, 5, 12). New York: Cambridge University Press.
Warren, P. (2012). Introducing psycholinguistics. New York: Cambridge University Press.
Bibliografia complementar Pensamento
Whitman, D. (2010). Cognition (Cap. 13). Wiley
Newell, A., Shaw, J. C., & Simon, H. A. (1958). Elements of a theory of human problem solving. Psychological Review, 65, 151-166
Hastie, R. & Dawes, R. M. (2001) Rational Choice in an Uncertain World: The Psychology of Judgment and Decision Making (Caps. 1-6, 8, 12-13). London: Sage Publications.
Hardman, D. (2009). Judgment and decision making: Psychological Perspectives (Caps. 3, 4, 7, 8). Wiley
Levitin, D. J. (Ed.) (2002). Foundations of cognitive psychology: Core readings (Caps. 22, 25, 26). Massachusetts, USA: MIT Press.
Gilovich, T., Vallone, R., & Tversky, A. (1985). The hot hand in basketball: On the misperception of random sequences. Cognitive Psychology, 17, 295-314.
Nickerson, R.S. (1998). Confirmation bias: A ubiquitous phenomena in many guises. Review of General Psychology, 2(2), 175-220.

Linguagem:
Carroll, D. (1999). The Psychology of Language (3rd ed.). Pacific Grove, Ca: Brooks-Cole.
Faust, M. (Ed., 2012) The handbook of neuropsychology of language (Cap. 37). Wiley-Blackwell
Denes, G. (2011). Talking heads: The neuroscience of language (Cap.6). East Sussex: Psychology Press
Levelt, W. J. M. (1999). Models of word production. Trends in Cognitive Sciences, 3, 223- 231.
Segui, J., & Ferrand, L. (2000). Leçons de parole (Caps. 8 e 9). Paris: Éditions Odile Jacob.
Chomsky, N. (2006) Language and mind. New York: Cambridge University Press.
Morais, J. (1997) A arte de ler: Psicologia cognitiva da linguagem. Lisboa: Edições Cosmos.