Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LIGE-PL

Projecto Empresa Digital (2 º Sem 2017/2018)

Código: L5302
Acrónimo: L5302
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 18.0 h/sem 18.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 37.0 h/sem 113.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2016/2017
Pré-requisitos Nenhuns em especial.
Objectivos O objectivo da UC é o desenvolvimento do espírito empreendedor dos alunos, e de oferecer ferramentas e mecanismos que lhes permitam transformar as suas ideias em algo concreto. Na UC os alunos vão desenvolver o plano de negócios que lhes vai permitir pensar como podem vender a ideia e o projeto, e concretizar a mesma em termos de negócio. Os alunos vão ainda ter que desenvolver o produto/serviço que servirá de suporte ao Plano Negócios, assim como toda a imagem do negócio e a presença online.
Programa I. Empreendedorismo - o que é e o que significa ser um empreendedor?
II. O Plano de Negócios
a. Sumário Executivo
b. Descrição Sumária da Empresa
c. Análise da Industria e do Mercado
d. Plano de Marketing
e. Plano Operacional
f. Gestão
g. Plano Financeiro
h. Oferta de Valor
III. Fontes de Investimento
a. Meios disponíveis
b. Programas específicos
c. Inovação e Investimento
IV. Ferramentas de suporte ao negocio
a. ERP e CRM
b. KM e DSS
V. Concepção de Produtos e Serviços
a. A arquitetura *AMP
b. HTML, CSS e JS
c. A linguagem de programação PHP
i. Introdução
ii. Sintaxe
iii. PHP e Formulários
iv. PHP e Ficheiros
v. PHP e BD
vi. PHP e Gestão de Sessões
vii. PHP OO
viii. PHP e Web-Services
d. Desenvolvimento de RIA?s
e. Sistemas de Gestão de Conteúdos
VI. Propriedade Intelectual
a. Patentes
b. Registo de Marcas
Processo de avaliação Avaliação Contínua:
- Realização de projeto em grupo (50%)
- Apresentação e discussão de projeto (40%)
- Participação nas aulas (10%)

Os alunos que reprovarem na avaliação contínua podem tentar realizar a cadeira em exame a realizar na 2ª época.

A frequência de um número mínimo de aulas não é obrigatória em nenhum dos métodos de avaliação.
Processo de ensino-aprendizagem Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA):
MEA.1: Expositivas, para apresentação do enquadramento teórico
MEA.2: Ilustrativas, para exemplificação dos conceitos teóricos em contextos reais
MEA.3: Argumentativas, com apresentação e discussão do trabalho de grupo
Observações Nenhuma.
Bibliografia básica Stokes, D., Wilson, N., & Mador, M. (2010). Entrepreneurship (p. 424). CENGAGE Lrng Business Press..
Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2010). Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers (p. 288). John Wiley & Sons
Ries, E. (2011). The Lean Startup: How Constant Innovation Creates Radically Successful Businesses (p. 336). Portfolio Penguin.
Bibliografia complementar P. Burns, Entrepreneurship and Small Business, Palgrave Macmillan, 2006.
W.C. Kim and R. Mauborgne, Blue Ocean Strategy: How to Create Uncontested Market Space and Make the Competition Irrelevant, Harvard Business School Press, 2005.
T. Davila, M.J. Epstein, and R. Shelton, Making Innovation Work: How to Manage it, Measure it, and Profit from it, Imprint Unknown, 2005.
T. Kelley, The Ten Faces of Innovation: Strategies for Heightening Creativity, Profile Business, 2008.
K.& Litt., The Art Of Innovation: Success Through Innovation the IDEO Way, Profile Business, 2002.
B. Libert and J. Spector, We Are Smarter Than Me: How to Unleash the Power of Crowds in Your Business, Wharton School Publishing, 2007.
S.R. Covey, The Seven Habits of Highly Effective People : Powerful Lessons in Personal Change : Restoring the Character Ethic, Fireside, New York, 1990.
C. Anderson, The Longer Long Tail: How Endless Choice is Creating Unlimited Demand, Random House Business, 2009.
C. Anderson, Free: The Future of a Radical Price: The Economics of Abundance and Why Zero Pricing Is Changing the Face of Business, Random House Business, 2009.
P.F. Drucker, Innovation and Entrepreneurship (Classic Drucker Collection), A Butterworth-Heinemann Title, 2007.