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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LE , LG

Gestão de Equipas (2 º Sem 2017/2018)

Código: L7004
Acrónimo: L7004
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 36.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 37.0 h/sem 113.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2015/2016
Pré-requisitos Não existem.
Objectivos 1. Possibilitar a compreensão integrada da articulação e interdependência entre os conceitos de organização e de equipa, na ótica da eficácia e sustentabilidade organizacional.
2. Proporcionar, em contexto grupal, a vivência simulada de situações de cooperação, conflito e de negociação análogas às que podem surgir nas equipas de trabalho profissional.
Programa 1. Perspetivas histórica e atuais do estudo dos grupos.
2. O trabalho em equipa nas Organizações
3. Aspetos estruturais no funcionamento das equipas
4. Processos cognitivos, motivacionais, afetivos e de coordenação de equipas eficazes
5. Gestão de grupos e equipas de trabalho em contexto organizacional.
Processo de avaliação Assiduidade: 10%
Trabalho de grupo: 35%
Trabalho individual: 55%

O guião dos trabalhos será fornecido durante as aulas.

A assiduidade, o trabalho de grupo e a qualidade do trabalho final constituem critérios suficientes e únicos de avaliação, salvaguardando o regulamento de avaliação da Escola de Gestão.
Processo de ensino-aprendizagem Para alcançar os objetivos definidos na presente UC, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:
1. Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência.
2. Participativas: discussão de casos.
3. Ativas: participação nas dinâmicas propostas e realização dos trabalhos de grupo.
4. Autoestudo: relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.

Observações
Bibliografia básica - Kozlowski,S. & Bell, B. (2001). Work groups and teams in organizations. Retrieved [janeiro, 2012],from Cornell University, ILR School site: http://digitalcommons.ilr.cornell.edu/articles/389/
- Marks, M. A., Mathieu, J. E., & Zaccaro, S. J. (2001). A Temporally Based Framework and Taxonomy of Team Processes. Academy of Management Review, 26, 356-376.
- Mickan,S. & Rodger,S. (2000) Characteristics of effective teams: a literature review.Australian Health Review,23 1: 179-192.
- Passos,A., & Caetano,A. (2002).Tipos de conflito intragrupal: Um modelo tridimensional. In J. Vala, M. Garrido, & P. Alcobia (Orgs.), Percursos da investigação em psicologia social e organizacional - volume.1 (pp. 109-122).Lisboa: Edições Colibri.
- Salas,E., Goodwin,G., & Burke,C. (2009).Team effectiveness in complex organizations.New York:Psychology Press.
- Thompson, L. (2004).Making the team:A guide for managers.New Jersey:Pearson Education

Bibliografia complementar - Guzzo, R. A. (1996). Fundamental considerations about work groups. In M. A. West (Ed.), Handbook of work group psychology (pp. 3-21). Chichester: John Wiley & Sons, Lda.
- Hughes, M., & Terrel, J. (2209). A Inteligência Emocional de Uma Equipa. Compreendendo e desenvolvendo os comportamentos do sucesso. Montijo: SmartBook
- Jackson, S. E., & Ruderman, M. N. (1995). Introduction: Perspectives for understanding diverse work teams. In S. E. Jackson & M. N. Ruderman (Eds.), Diversity in work teams: Research paradigms for a changing workplace (pp. 1-13). Washington, DC: APA Publications.
- Simons, T. L., & Peterson, R. S. (2000). Task conflict and relationship conflict in top management teams: The pivotal role of intragroup trust. Journal of Applied Psychology, 85 (1), 102-111.
- Neves, J., Carvalho Ferreira, J. M. (2001). Poder, Conflito e Negociação. In J. M. Carvalho Ferreira, J. Neves, & A. Caetano, Manual de Psicossociologia das Organizações (pp. 509-529).