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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MCCTI

Práticas Discursivas (1 º Sem 2018/2019)

Código: M0117
Acrónimo: M0117
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 21.0 h/sem 129.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2017/2018
Pré-requisitos não se aplica
Objectivos Compreender a importância do papel dos media nos discursos no espaço público.

Compreender a importância do papel de outros dispositivos de participação / comunicação na estruturação do espaço público e nos processos de formação de sentido.

Compreender em que medida a comunicação artística se processa através de diferentes práticas discursivas.
Programa I - O conceito de acontecimento
1. Multidimensionalidade do conceito
2. Facto e acontecimento
3. A construção televisiva do acontecimento
4. Media events e telecerimónia
II - Análise das práticas discursivas à luz da teoria da prática
1. Proposta de Bourdieu
2. Leituras discursivas: território de luta social
3. Efeitos de neutralização
4. Efeitos de universalização
5. Habitus linguístico
6. Retrato biográfico
7. Argumentação polifónica e argumentação de autoridade
III. O discurso
1. a Teoria Social do Discurso: texto, contexto e ideologia
2. Semiótica e significação: estratégias discursivas textuais
3. Semiótica e significação: análise crítica de imagem e de som
IV - O declínio da Sociedade de Comunicação de Massas?
1. Novas tecnologias e novos actores na produção de informação
2. Hiper segmentação dos conteúdos
3. Esferas de formação de sentido
V - Práticas discursivas no mundo artístico
1. Discurso literário
2. Discurso crítico
3. Discurso curatorial
Processo de avaliação Trabalho escrito final individual (100%)
Processo de ensino-aprendizagem A metodologia de ensino combina exposição docente, e intervenção discente (nomeadamente da discussão de temáticas e pesquisas). Espera-se dos estudantes trabalho próprio de apreensão e aprofundamento das temáticas trabalhadas.
Observações
Bibliografia básica
Deacon, D., Pickering, M., Golding, P., Murdock, G. (2007), Researching Communications: A Practical Guide to Methods in Media and Cultural Analysis, Bloomsbury Publishing.
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Bibliografia complementar ARQUEMBOURG-MOREAU, Jocelyne (2003), Le temps des événements médiatiques, Bruxelas, De Boeck /INA.
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