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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGST

Análise de Projectos de Investimento (1 º Sem 2019/2020)

Código: M1617
Acrónimo: M1617
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 30.0 h/sem 0.0 h/sem 6.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 37.0 h/sem 113.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2017/2018
Pré-requisitos Nenhum
Objectivos No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
1 - Ser capaz de analisar um projecto de investimento nas ópticas empresarial e da economia nacional, tendo em atenção os múltiplos factores de avaliação que condicionam a decisão de investimento;
2 - Ser capaz de considerar as características particulares de diferentes projectos de investimento, como a natureza do projecto, a dimensão e a incerteza dos pressupostos do projecto, e saber adequar as diferentes metodologias de análise, avaliação e decisão a essas características;
3 - Ser capaz de aplicar na prática as diferentes metodologias de avaliação de projectos e de conceber e apresentar o relatório de um estudo de avaliação de um projecto de investimento.
Programa 1. Avaliação financeira de projetos inovadores
1.1. Plano de Negócios de projectos inovadores. Estrutura e elementos base.
1.2. Avaliação financeira de projectos inovadores. Critérios de avaliação.
1.3. Avaliação  de  soluções  alternativas a partir da análise  da  incerteza e do risco. Análise de sensibilidade. Árvores de decisão.Estratégias alternativas.
1.4. Financiamento  do empreendedorismo. Circuito de financiamento. Fontes de financiamento para os projectos inovadores. Capital de risco.

2. Análise de projectos do ponto de vista da Economia nacional.
2.1. Critérios  múltiplos.  Sistemas   de incentivos ao investimento.
2.2.  Políticas públicas de apoio à inovação e à internacionalização.
2.3.  Método dos Efeitos Económicos.
Processo de avaliação A avaliação desta UC incluirá:
(1) A realização de um trabalho que terá uma ponderação de 40% na classificação final.
(2) A participação nas aulas e a resolução de um conjunto de exercícios com a ponderação de 20%.
(3) Um teste escrito com a ponderação de 40%

Terão aproveitamento na cadeira todos os alunos que obtenham classificação igual ou superior a dez valores. Poderá ser exigida defesa de nota aos alunos com classificação igual ou superior a dezasseis valores.


Processo de ensino-aprendizagem O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências cognitivas, de análise e síntese, de pesquisa, de crítica e de comunicação, em conformidade com os objectivos acima definidos para esta UC.

Para a aquisição destas competências serão utilizados, nas horas de contacto desta UC, um conjunto de métodos de ensino (e.g., exposições teóricas; apresentação, análise e debate de casos e exercícios práticos; etc.) que, de forma articulada, permitam o domínio das competências acima assinaladas.

Observações
Bibliografia básica Cap. 1
- Esperança, J. P. e Matias, F., "Finanças Empresariais", Dom Quixote (2009)
- Duarte, C. e Esperança, J. P., "Empreendedorismo e Planeamento Financeiro", Sílabo (2012)
- Leach, J. C. e Melicher, R. W., "Entrepreneurial Finance, Cengage Learning (2011)
- Smith, R. L., Smith, J. K. E Bliss, R. T., "Entrepreneurial Finance, Strategy, Valuation, and Deal Structure", Stanford University Press (2011)
- Brealey, R. e Myers, S., Allen, "Princípios de Finanças Empresariais", McGraw-Hill Portugal (2007) (Edição original "Principles  of  Corporate  Finance", 10ª Ed. (2011))
Cap. 2
- European Commission, "ECOFIN Manual - Financial and economic analysis of development projects", An. C3 - Analysis of the effects on the economic objectives
- K. Örtengren, "A summary of the theory behind the LFA method - The Logical Framework Approach", SIDA, Development Unit.
- European Commission, DG Reg. Policy, "Guide to Cost-Benefit Analysis of European Commission, DG Reg. Policy.
Bibliografia complementar Não existe