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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGE

Logística e Operações (2 º Sem 2019/2020)

Código: M1628
Acrónimo: M1628
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português, Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 30.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 31.0 h/sem 119.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2017/2018
Pré-requisitos nenhuns
Objectivos O objectivo geral deste curso é disponibilizar aos alunos uma aproximação integrada da gestão de operações e da logística, disponibilizando ferramentas/racionais para análise e melhoria de processos.
Programa CP1) Introdução à Logística e à Gestão de Operações
CP2) Da logística à Cadeia de Abastecimento e às redes de abastecimento
CP3) Gestão de Cadeia de Abastecimento
CP4) Lean Thinking and Lean Management
CP5) Service Operations Management

Processo de avaliação A) O sistema de avaliação contínua inclui:
- Trabalho de grupo - relatório, apresentação e discussão (50%)
- Teste escrito (50%).
Para terem sucesso no processo de avaliação contínua os alunos devem ter, no mínimo, 10 valores em cada um dos componentes de avaliação.
Este sistema de avaliação requere uma presença a, pelo menos, 80% das aulas do módulo.
B) Exame final
- Teste final individual (100%)
Processo de ensino-aprendizagem - Metodologias expositivas, ligadas à exposição oral de conceitos;
- Metodologias participativas, ligadas à análise e resolução de casos de estudo em aula;
- Metodologias participativas, ligadas à análise e resolução de exercícios em aula;
- Metodologias activas, ligadas à análise e resolução de caso de estudo em casa, em grupo;
- Auto-estudo.
Observações Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia básica - Christopher, M. (2016), Logistics & Supply chain Management, 5th edition, Prentice Hall.
- Slack, N., Brandon-Jones, A. (2018), Operations and Process Management - principles and practice for strategic impact, 5th Edition, Pearson


Bibliografia complementar - Bucklin, L. (1965). Postponement, Speculation and the Structure of Distribution Channels. Journal of Marketing Research, 2, pp. 26-31.
- Fisher, M. (1997). What is the right supply chain for your product?, Harvard Business Review, 75(2), 105-116.
- Johnston, R.; Clark, G.; Shulver, M. (2012). Service Operations Management - Improving Service Delivery. Pearson.
- Lee, H. (2002). Aligning supply chain strategies with product uncertainties. California Management Review, Spring, 44, 3, pp. 105-119.
- Lee, H. (1997). The bullwhip effect in supply chains. Sloan Management Review, Spring pp. 93-102.
- Mason-Jones, R.; Naylor, B.; Towill, D.; (2000). Engineering the Leagile Supply Chain. International Journal of Agile Management Systems, 2/1, pp. 54-61.
- Womack, J.P.; Jones, D.T. (2001), Lean Thinking. Free Press Business.
- Womack, J.P.; Jones, D.T.; Ross, D. (1991), The machine that changed the world. Harper Perennial.