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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MF

Opções Financeiras (1 º Sem 2019/2020)

Código: M2405
Acrónimo: M2405
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 30.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 31.0 h/sem 119.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Nenhum.
Objectivos Os objectivos desta cadeira consistem em dotar o aluno de conhecimentos acerca do funcionamento e utilizações de opções financeiras, e das ferramentas analíticas para avaliar estes instrumentos financeiros.
Programa 1. Introdução às Opções
(a) Tipos de opções
(b) Posições em opções e seus payoffs
(c) Especificações das opções
(d) Moneyness; valor intrínseco e tempo
(e) Mercados OTC vs. bolsas de valores
2. Propriedades do Preço das Opções
3. Estratégias de Trading
4. Modelo Binomial para Avaliação de Opções
(a) Modelo de 1 período: portfolio replicante e avalição neutra ao risco
(b) Modelo multi-período
(c) Modelo para ativos  subjacentes com dividendos
(d) Avaliação de opções Americanas
5. Modelo de Black-Scholes
6. Extensões ao Modelo de Black-Scholes
7. Greeks e Cobertura de Opções
8. Opções Exóticas
9. Produtos Estruturados
Processo de avaliação 1ª fase: avaliação periódica consistindo num exame intermédio escrito (40%) e exame final escrito (60%), com aprovação condicionada a uma nota mínima de 7,5 em cada um dos exames; ou avaliação por exame, consistindo num único exame final (100%).

No demais, aplicam-se os princípios gerais de avaliação em vigor para o Mestrado em Finanças incluindo, mas não limitado, às condições de acesso à avaliação contínua na 1ª fase e à 2ª fase.
Processo de ensino-aprendizagem Com vista à prossecução dos objectivos de aprendizagem, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA):
1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência
2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação
3. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Observações -
Bibliografia básica - Hull, J., 2008, Options, Futures and other Derivatives, Prentice Hall, 7th edition.
- Class notes
Bibliografia complementar -