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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGE

Economia para Gestores (1 º Sem 2019/2020)

Código: M2601
Acrónimo: M2601
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português, Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 3.0 0.0 h/sem 15.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 16.0 h/sem 59.0 h/sem 0.0 h/sem 75.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Conhecimentos básicos de teoria económica, nomeadamente macroeconomia.  
Objectivos A UC tem os seguintes objectivos gerais:
1. Permitir que os alunos consigam selecionar e interpretar os dados e referências relevantes de fontes académicas e não-académicas;
2. Permitir que os alunos consigam analisar problemas de forma eficaz, levando à formulação de conclusões ou soluções bem apoiados.

Programa 1. Ciclos Económicos
1.1. Introdução - tendência e ciclo do produto; fases do ciclo económico; variáveis pro-cíclicas, contra-cíclicas e acíclicas; variáveis avançadas, atrasadas e contemporâneas;
1.2. Factos estilizados e comportamento cíclico das principais variáveis macroeconómicas.
2. Inflação e Desemprego
2.1. A Medição da inflação e as suas causas possíveis;
2.2. As diferentes medidas de desemprego;
2.3. A relação entre inflação e desemprego no curto e no longo prazo.
3. Défice Orçamental e Política Fiscal
4. Volatilidade Cambial
5. Taxas de Juro e Política Monetária

Processo de avaliação A avaliação da UC é efectuada através de:
- Exame final (100%)




Processo de ensino-aprendizagem As aulas têm uma natureza teórica, embora também recorrendo à análise das principais economias mundiais. A exposição recorre a meios audiovisuais, com apresentação de gráficos, procurando suscitar o interesse dos alunos, bem como o espírito crítico e capacidade de análise.
Antecipadamente a cada aula são fornecidos slides e elementos bibliográficos para estudo.
Adicionalmente os alunos (em grupo) fazem um trabalho de análise de um texto, de modo a apreenderem melhor os conceitos ensinados.
Observações Espera-se por parte dos alunos uma participação ativa nesta UC, nomeadamente participar ativamente nas discussões em aulas durante o semestre e estudar os pontos do programa para analisar o texto e o exame final.
Bibliografia básica - Mankiw, G. N. (2016), Macroeconomics, 9th Edition, Worth Publishers.

Bibliografia complementar - Davis, M. A. (2010), Macroeconomics for MBAS and Master of Finance, Cambridge University Press.
- Evans, M. K. (2003), Macroeconomics for Managers, Wiley-Blackwell.

- Ao longo do semestre a equipa docente poderá também distribuir pelos alunos outros textos relacionados com pontos específicos do programa e que visam estimular a discussão em aula.
- During the semester the teaching staff will also distribute to students other documents related to specific points of the program, which aims to stimulate discussion in class.