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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MM

Estratégia de Marketing (1 º Sem 2016/2017)

Código: M5500
Acrónimo: M5500
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 30.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 31.0 h/sem 119.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2016/2017
Pré-requisitos não existem
Objectivos Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, sejam capazes de aplicar criticamente os principais conceitos de marketing a partir da análise dos principais indicadores de mercado, utilizando as diversas ferramentas ao seu dispor com vista à construção de um correcto plano de marketing. Pretende-se ainda que, numa perspectiva científica, analisem novas tendências de marketing.
Programa CP1. Perceber o que é o Marketing e o Processo de Marketing
CP2. O Planeamento Estratégico e o Processo de Marketing (Análise de Portfólio)
CP3. A Envolvente de Marketing
CP4. Do Consumidor para a Estratégia de Marketing
CP5. Desenvolvimento da Estratégia de Marketing e do Marketing-Mix
CP6. Novas Tendências de Marketing
Processo de avaliação O sistema de avaliação periódica é composto: Participação nas aulas (15%); Trabalhos (35%); Teste final (50%). A nota mínima em cada uma das componentes é de 8,5 valores.
O aluno deve assegurar uma assiduidade igual ou superior a 80% (com menos será automaticamente excluído da avaliação periódica).
Os alunos que reprovarem na avaliação regular possui uma épocaa de exame (de recurso), tendo o exame uma ponderação de 100% da nota.
Processo de ensino-aprendizagem O aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral e serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME):
1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência
2. Participativas, com análise e resolução de casos.
3. Activas, com realização de projectos de empresa
4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.
Os grupos de trabalho devem ter entre 3 e 5 elementos.
Observações O docente disponibilizará uma hora semanal para atendimento aos alunos.
Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia básica Dibb, Sally, Simkin, Lyndon, Pride, William M., Ferrrell, O.C., (2012), Marketing Concepts
and Strategies, 6th Edition, Houghton Mifflin, USA
Bibliografia complementar Kotler, Philip; Keller, Kevin Lane (2009), Marketing Management, Prentice-Hall International,
USA

Malcom H., McDonald B. (2007), Marketing Plans: How to Prepare Them: How to Use Them, Sixth Edition, Butterworth Heinemann (BH)

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