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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MPCPCJR , MPSS

Psicologia Comunitária (1 º Sem 2019/2020)

Código: M7403
Acrónimo: M7403
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Sim
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 6.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 27.0 h/sem 123.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Não tem.
Objectivos Proporcionar aos alunos o conhecimento sobre as abordagens teóricas e metodológicas da Psicologia Social Comunitária. Preparar os alunos para a actividade profissional e cientifica no domínio da avaliação e intervenção social comunitária em diferentes contextos sócio-ecológicos e nas políticas de intervenção social.
Programa CP1. Introdução à Psicologia Social Comunitária: Conceitos e abordagens teóricas na Psicologia Comunitária.
1.Origem, justificação e estatuto actual da Psicologia Social Comunitária.
2.Conceitos e formulações de Comunidade.
3.Definição, características e princípios da Social Comunitária.
4.Modelos teóricos da Psicologia Social Comunitária.
CP2. Estratégias de avaliação da Psicologia Comunitária.
1.Bases epistemológicas, teóricas e aplicadas da avaliação comunitária.
2.Âmbito, definição e processo de avaliação de problemas a nível da comunidade.
3.Métodos de observação e de avaliação em contexto social e comunitário
CP3. Estratégias de intervenção comunitária.
1.Conceitos e processos de intervenção comunitária, da participação ao empowerment e sentido de comunidade.
2.Métodos de intervenção: Prevenção e promoção, desenvolvimento comunitário, promoção de redes e suporte sociais, consultoria-formação, desenvolvimento da comunidade e acção social.
Processo de avaliação Avaliação periódica ou exame final. Sugere-se que optem por avaliação periódica no qual os alunos estarão sujeitos a 2 trabalhos: 1) definição de um problema devidamente sustentado e apresentação de uma estratégia de avaliação a uma intervenção comunitária baseada numa entrevista a um actor-chave (70%); 2)apresentação e discussão de textos (30%). Os alunos que não façam avaliação periódica, poderão realizar um exame final com a matéria das aulas teórico-práticas (1ª ou 2ª época).
Processo de ensino-aprendizagem Ensino centrado em transmissão de informação de natureza teórica mediada pela leitura e procura activa de informação complementar e ilustrativa. As aulas são de natureza teórico-prática e tutorial incentivando os estudantes a intervir e a procurar mais informação na literatura recomendada. Orientação para a produção de materiais ilustrativos dos processos de avaliação e intervenção comunitária.
Observações O horário de atendimento é essencial para esclarecer dúvidas acerca do trabalho de grupo ou dos conteúdos da UC. Os alunos devem marcar um horário de atendimento com os docentes, sempre que necessitarem. Esta marcação deverá ser efectuada por email. Os docentes estão também disponíveis para esclarecer dúvidas através do fórum de discussão no e-learning.
Bibliografia básica Bond, M. A., Serrano-García, I. E., Keys, C. B., & Shinn, M. E. (2017). APA handbook of community psychology: Theoretical foundations, core concepts, and emerging challenges. Washington, DC, US: American Psychological Association.
Kloos, B., Hill, J., Thomas, E., Wandersman, A. Elias, M. & Dalton, J. (2011). Community Psychology: Linking individuals and communities (3rd ed.). Belmont, USA: Wadsworth Publishing.
Menezes, I. (2007). Intervenção Comunitária: Uma Perspectiva Psicológica. Porto: Livpsic.
Nelson, G. & Prilleltensky, I. (2005). Community Psychology. In pursuit of liberation and well-being. New York: Palgrave Macmillan.
Ornelas, J. (2008). Psicologia Comunitária. Lisboa: Fim de Século.
Rappaport & Seidman, (2000). Handbook of community psychology. New York: Plenum
Bibliografia complementar Duffy, G. & Wong, Y. (2003). Community Psychology. Boston: Pearson Education, Inc.
Fisher, A. T., Sonn, C. C.  & Bishop, B. (2002). Psychological sense of community: research, applications, and implications. New York: Kluwer Plenum Publishers.
Marques,S. Vauclair,M.L., Rodrigues,R., Mendonça,J., Gerardo, F., Cunha, F. (2015). imAGES: Programa de intervenção de promoção de imagens positivas de envelhecimento em crianças e adolescentes.Lisboa:SCML&LeyaEditores.
Marques, S., Vauclair, Rodrigues, R., C.M., Mendonça, J., Gerardo, F. & Cunha, F. (2017). imAGES: intervention program to prevent ageism in children and adolescents. In Baker, H.E., Krueger, T.M. & Karasik, R.J. (Eds). A Hands-on approach to teaching about ageing (pp. 24-30).SpringerPublishingCompany.
Mendonça, J., Mariano, J., & Marques, S. (2016). Lisbon street campaign against ageism: A promising multi-stakeholder initiative. Journal of Intergenerational Relationships, 14(3), 258-265.
Montero, M. (2003). Teoría y práctica de la psicología comunitaria:la tensión entre comunidad y sociedad. Buenos Aires:Paidós.
Montero, M. (2004). Introducción a la psicología comunitaria : desarrollo, conceptos y procesos. Buenos Aires:Paidós.
Newcomer, K. E., Hatry, H. P., & Wholey, J. S. (2015). Handbook of practical program evaluation. John Wiley & Sons.
Ornelas, J. & Moniz, M.J. (2011). Parcerias comunitárias. Lisboa: edições ISPA
Scott, V. C., & Wolfe, S. M. (Eds.). (2014). Community psychology: Foundations for practice. USA: SAGE Publications.