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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MCCTI

Geopolítica dos Média (2 º Sem 2018/2019)

Código: M8019
Acrónimo: M8019
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 21.0 h/sem 129.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Não aplicável.
Objectivos Contextualizar o papel e o estatuto dos Média numa perspetiva geopolítica.
Programa 1- Evolução da comunicação social de massas
2- O conceito de geopolítica
3- Propósito e estratégias das agências noticiosas
4- Contra-informação / fake news
5- As fugas de informação (leaks) e os Média
6- A Al Jazeera e a "Primavera Árabe"
7- Donald Trump e os Média
8- A tensão entre a Rússia e a Ucrânia nos Média
9- Liberdade de expressão e terrorismo
10- A censura dos Média na China

Processo de avaliação A avaliação basear-se-á em dois momentos: intervenção oral, no espaço da aula, sobre um dos temas do programa previamente acordado com o docente; redacção de um trabalho final, de dez páginas, sobre um tema proposto pelo docente ou sobre um tema que, fazendo parte do programa da unidade curricular, se inscreva no projecto de dissertação quando este se encontra em fase adiantada de execução.
Processo de ensino-aprendizagem Apresentação dos principais pontos do programa sob forma de diapositivos, de modo a facilitar a respectiva compreensão. Fornecimento de bibliografia ao longo da leccionação da disciplina para trabalho autónomo. Fomento do debate entre os mestrandos e entre estes e o docente.
Observações
Bibliografia básica Koch-Baumgarten, S & Voltmer, K (Eds.) (2010), Public Policy and Mass Media: The interplay of mass communication and political decision making. New York, Routledge
Oates, S (2008), Introduction to Media and Politics. London, SAGE
Lee, D (2017), "Cyberfactories: how news agencies produce news," collide: The case of WikiLeaks," New Media & Society 16(4), 541-558.
Martin, E (2016), "Framing international media in the face of social movements: CNN and Al-Jazeera English in the fall of Morsi," Communication & Society 29(3), 119-130
Allcott, H & Gentzkow, M (2017), "Social Media and Fake News in the 2016 Election," Journal of Economic Perspectives 31(2), 211-236
Khaldarova, I & Pantti, M. (2016), "Fake News: The narrative battle over the Ukrainian conflict," Journalism Practice 10(7), 891-901
Tai, Q (2014), "China's Media Censorship: A Dynamic and Diversified Regime," Journal of East Asian Studies 14, 185-209
Bibliografia complementar Artero, J P & Moraes, R (2008), "Opciones estratetégicas de las agencias de noticias europeas: Reuters, France Presse y EFE," Comunicacion y Sociedad 21(1), 53-79
Christian Christensen (2016), "The links that bind: WikiLeaks, Twitter, and the Julian Assange case," Popular Communication, 14(4), 224-237
Dimitrov, M K (2017), "The Political Logic of Media Control in China," Problems of Post-Communism, 64(3-4), 121-127
Iqbal, M Z (2015), "The media-terrorism symbiosis: a case study of Mumbai attacks, 2008," Asian Journal of Communication 25(2), 197-212
Palmer, M (2016), "European News-Agency Beginnings: The Role of S. Engländer," Media History, 22(1), 27-39
Tworek, H (2013), "The Creation of European News," Journalism Studies, 14(5), 730-742
Wolover, D J (2016), "An issue of attribution: The Tunisian revolution, media interaction, and agency new media & society" 18(2), 185-200
Zayani, M. (2013), "Al Jazeera's Palestine Papers: Middle East media politics in the post-WikiLeaks era," Media, War & Conflict 6(1), 21-35
International Journal of Cultural Policy 23(1), 122-126
Hindman, E B & Thomas, R J (2014), "When old and new media