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Desigualdades Sociais Contemporâneas (1 º Sem 2019/2020)

Código: M8065
Acrónimo: M8065
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês, Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 21.0 h/sem 129.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2019/2020
Pré-requisitos Não se aplica.
Objectivos Aquisição de conhecimentos atualizados sobre desigualdades sociais contemporâneas, numa perspetiva multidimensional e global, e aquisição de competências teóricas e metodológicas para realizar e interpretar estudos sobre desigualdades sociais.
Programa CP1. Problemática das desigualdades: perspetivas de análise e debates atuais

CP2. Teoria: desigualdades sociais em contexto de globalização

CP3. Metodologia: indicadores, medidas e categorias de desigualdades

CP4. Desigualdades de recursos e oportunidades

CP5. Desigualdades vitais e existenciais

CP6. Interseções de desigualdades e mobilidade social

CP7. Desigualdades, justiça social e políticas públicas

CP8. Desigualdades na Europa: integração ou divergência?

CP9. Desigualdades no mundo: casos, tendências e comparações

CP10. Desenvolvimento humano e desigualdades globais
Processo de avaliação A avaliação das aprendizagens (conhecimentos e competências) inclui: a) assiduidade às aulas (20%); b) debate nas aulas de tópicos da bibliografia e de informação empírica ilustrativa (20%); c) trabalho escrito final, com componentes teórica e empírica: ensaio individual, com 12 mil a 16 mil carateres de texto (6 a 8 páginas) e anexos (quadros, gráficos, figuras) (60%).
Processo de ensino-aprendizagem Contacto direto do docente com os alunos através de aulas teórico-práticas e orientação tutorial. Trabalho autónomo dos alunos, incluindo estudo da bibliografia, pesquisa de indicadores, preparação das intervenções nas aulas, elaboração do trabalho final. O planeamento da UC indica com pormenor a sequência dos conteúdos programáticos e das atividades a desenvolver pelos alunos ao longo do semestre.
Observações
Bibliografia básica Alvaredo, F et al (2018), World Inequality Report 2018, WID.WORLD
Atkinson, AB (2015), Inequality, Cambridge (Mass.), Harvard UP
Carmo, RM et al (orgs) (2018), Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa, Lisboa, Mundos Sociais
Costa, AF (2012), Desigualdades Sociais Contemporâneas, Lisboa, Mundos Sociais
Dorling, D (2017), The Equality Effect, Oxford, New Internationalist
Mauritti, R et al (2016), "The social structure of European inequality", Sociologia, Problemas e Práticas, 81
Milanovic, B (2016), Global Inequality, Cambridge (Mass.), Belknap
OECD (2018), A Broken Social Elevator?
Piketty, T (2014), Capital in the Twenty-First Century, Cambridge (Mass.), Harvard UP
Savage, M et al (2015), Social Class in the 21th Century, London, Pelican
Stiglitz, JE (2015), The Great Divide, New York, W. W. Norton
Therborn, G (2013), The Killing Fields of Inequality, Cambridge, Polity Press
Wilkinson, R & Pickett, K (2018), The Inner Level, London, Allen Lane
Bibliografia complementar Almeida, João Ferreira (2013), Desigualdades e Perspetivas dos Cidadãos. Portugal e a Europa. Lisboa, Mundos Sociais.
Alvaredo, Facundo; Chancel, Lucas; Piketty, Thomas; Saez, Emmanuel; Zucman, Gabriel (2018), World Inequality Report 2018, WID.WORLD.
Atkinson, Anthony B. (2015), Inequality: What Can be Done?, Cambridge (Mass), Harvard University Press [(2016), Desigualdade: O Que Fazer?, Lisboa, Bertrand].
Ávila, Patrícia (2007), "Literacia e desigualdades sociais na sociedade do conhecimento", in Costa, AF, Machado, FL e Ávila, P (orgs.) (2007), Sociedade e Conhecimento (Portugal no Contexto Europeu, vol. II), Lisboa, Celta: 21-44.
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Capucha, Luís (2007), "Pobreza e exclusão social", em MD Guerreiro, AC Torres e L Capucha (orgs.), Quotidiano e Qualidade de Vida (Portugal no Contexto Europeu, vol. III), Lisboa, Celta: 175-194.
Carmo, Renato Miguel (org.) (2010), Desigualdades Sociais 2010. Estudos e Indicadores, Lisboa, Mundos Sociais.
Carmo, Renato Miguel, João Sebastião, Joana Azevedo, Susana da Cruz Martins, António Firmino da Costa (orgs) (2018), Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa, Lisboa, Mundos Sociais.
Carmo, Renato Miguel; Rio, Cédric; Medgyesi, Márton (eds.) (2018), Reducing Inequalities: A Challenge for the European Union?, Basingstoke (UK), Palgrave Macmillan.
Carmo, Renato Miguel e Costa, António Firmino (2015) (orgs.), Desigualdades em Questão, Lisboa, Mundos Sociais.
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Costa, António Firmino e Mauritti, Rosário (2018), "Classes sociais e interseções de desigualdades: Portugal e a Europa", em Carmo, RM et al (orgs) (2018), Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa, Lisboa, Mundos Sociais: 109-129.
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Costa, António Firmino; Mauritti, Rosário; Martins, Susana da Cruz; Nunes, Nuno; Romão, Ana Lúcia (2015), "A constituição de um espaço europeu de desigualdades", Observatório das Desigualdades e-Working Papers, N.º 1/2015: 1-21; CIES-IUL, doi: 10.15847/CIESODWP012015.
Costa, António Firmino, João Teixeira Lopes, e Ana Caetano (orgs.) (2014), Percursos de Estudantes no Ensino Superior: Fatores e Processos de Sucesso e Insucesso, Lisboa, Mundos Sociais.
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Estanque, Elísio (2012), A Classe Média: Ascensão e Declínio, Lisboa, FFMS.
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ILO (2016), World Employment and Social Outlook 2016: Trends for Youth.
ILO (2016), Non-Standard Employment around the World.
Lopes, João Teixeira, Francisco Louçã e Lígia Ferro (2017), As Classes Populares, Lisboa, Bertrand.
Louçã, Francisco, João Teixeira Lopes e Jorge Costa (2014), Os Burgueses, Lisboa, Bertrand.
Maurin, Éric (2009), La Peur du Déclassement. Une Sociologie des Récessions, Paris, La République des Idées.
Mauritti, Rosário; Martins, Susana da Cruz; Nunes, Nuno; Romão, Ana Lúcia; Costa, António Firmino (2016), "The social structure of European inequality", Sociologia, Problemas e Práticas, 81: 75-93.
Milanovic, Branko (2016), Global Inequality, Cambridge (Mass.), Belknap [(2017), A Desigualdade no Mundo, Lisboa, Actual].
Milanovic, Branko (2011), The Haves and the Have-Nots. A Brief and Idiosyncratic History of Global Inequality, New York, Basic Books [(2012), Ter ou Não Ter. Uma Breve História da Desigualdade, Lisboa, Bertrand].
Neri, Marcelo (2012), A Nova Classe Média, São Paulo, Saraiva.
Nunes, Nuno (2013), Desigualdades Sociais e Práticas de Ação Coletiva na Europa, Lisboa, Mundos Sociais.
OECD (2018), The Framework for Policy Action on Inclusive Growth.
OECD (2018), A Broken Social Elevator? How to Promote Social Mobility.
OECD (2017), Education at a Glance 2017.
OECD (2015), In It Togheter: Why Less Inequality Benefits All.
Piketty, Thomas (2014 [2013]), Capital in the Twenty-First Century, Cambridge (Mass.), Harvard University Press [2014, O Capital no Século XXI, Lisboa, Temas e Debates & Círculo de Leitores]
Pinto, José Madureira e Virgílio Borges Pereira (orgs.) (2008), Desigualdades, Desregulação e Riscos nas Sociedades Contemporâneas, Porto, Afrontamento.
Reich, Robert B. (2015), Saving Capitalism, For the Many, Not the Few, New York, A. A. Knopf.
Rodrigues, Carlos Farinha (coord.) (2016), Desigualdade de Rendimento e Pobreza em Portugal, Lisboa, FFMS.
Rodrigues, Carlos Farinha (coord.) (2012), Desigualdade Económica em Portugal, Lisboa, FFMS.
Sen, Amartya (2009), The Idea of Justice, Cambridge (Mass.), Harvard University Press  [(2010), A Ideia de Justiça, Coimbra, Almedina].
Savage, Mike et al (2013), "A new model of social class?", Sociology, 47(2): 219-250.
Standing, Guy (2011), The Precariat, London, Bloomsbury [(2014), O Precariado, Lisboa, Presença].
Stiglitz, Joseph E. (2015), The Great Divide, New York, W. W. Norton [(2018), O Fim da Desigualdade, Lisboa, Bertrand].
Stiglitz, Joseph E. (2012), The Price of Inequality, New York, W. W. Norton [(2013), O Preço da Desigualdade, Lisboa, Bertrand].
Torres, Anália (coord.) (2018), Igualdade de Género ao Longo da Vida. Portugal no contexto europeu, Lisboa, FFMS.
UNDP (2013), Humanity Divided.
UNDP (2016), Human Development Report 2016.
Wacquant, Loïc (2008), Urban Outcasts. A Comparative Sociology of Advanced Marginality, Cambridge, Polity.
Wagner, Anne-Catherine (2007), Les Classes Sociales dans la Mondialisation, Paris, La Découverte.
Wilkinson, Richard & Pickett, Kate (2018), The Inner Level. How More Equal Societies Reduce Stress, Restore Sanity and Improve Everyone's Well-being, London, Allen Lane.
Wilkinson, Richard & Pickett, Kate (2009), The Spirit Level. Why More Equal Societies Almost Always Do Better, London, Allen Lane [(2010) O Espírito da Igualdade. Por Que Razão Sociedades Igualitárias Funcionam Quase Sempre Melhor, Lisboa, Presença].
Yeates, Nicola (ed.), (2008), Understanding Global Social Policy, Bristol, The Policy Press.
***
Sítios eletrónicos e bases de dados em linha com indicadores de desigualdades:
Gobal Education Monitoring Report: http://en.unesco.org/gem-report/
European Social Survey: www.europeansocialsurvey.org
Eurostat: http://epp.eurostat.ec.europa.eu
Gapminder, a fact-based world view: http://www.gapminder.org
Inequality.org: https://inequality.org
Inequality Around the World: http://web.worldbank.org
Inequality Watch: http://inequalitywatch.eu/
Instituto Nacional de Estatística: http://www.ine.pt
International Labour Organization: http://www.ilo.org
Observatório das Desigualdades: http://observatorio-das-desigualdades.com
OECD - Organisation for Economic Co-operation and Development: http://www.oecd.org
Pordata: http://www.pordata.pt/
UNDP - United Nations Development Programme / Human Development Reports: http://www.undp.org
WID - World Inequality Database: https://wid.world/