Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MAE , MCP , MCTRL , MCCTI , MES , MEECult , MED , EI , MEInt , MEU , GNM , MPP , MSS , MS

Pesquisa de Terreno (1 º Sem 2019/2020)

Código: M8109
Acrónimo: M8109
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português, Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 21.0 h/sem 129.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2017/2018
Pré-requisitos Nenhum
Objectivos Apresentar os procedimentos teóricos e metodológicos que sustentam o processo de pesquisa etnográfica, promover uma reflexão crítica sobre os mesmos e incentivar a sua prática no âmbito das investigações em curso.
Programa CP1 Etnografia e trabalho de campo na história das ciências sociais.
CP2 Terrenos para a pesquisa
CP3 Observar e registar
CP4 Conversar e entrevistar
CP5 Descrever, analisar, interpretar
CP6 Investigar eticamente
CP7 Apresentação e discussão de casos.


Processo de avaliação Avaliação periódica consta de 3 momentos de avaliação:

1. Participação nas discussões em aula (20%);
2. Ensaio final (60%);
3. Discussão do trabalho final (20%)

Alternativamente, exame escrito sobre a totalidade do programa (100%)
Processo de ensino-aprendizagem A UC organiza-se em aulas teórico-práticas, baseadas em exposição teórica e análise de casos, apresentados de forma textual ou visual. A leitura da bibliografia seleccionada, por aula, permite acompanhar a exposição das matérias do programa. A sua discussão, em aula, tem como objectivo estimular a capacidade analítica e uma reflexão crítica em torno dos conceitos e temas abordados.
Observações
Bibliografia básica -Beaud, Stéphane e Weber, Florence, 2007(1998) Guia para pesquisa de campo. Produzir e analisar dados etnográficos, Rio de Janeiro: Vozes
-Becker, Howard S. 2008(1998) Segredos e truques de pesquisa, Rio de Janeiro: Zahar
-Blundo, Giorgio e Jean-Pierre de Olivier Sardan, 2003 Pratique de la Description, Paris: EHESS
-Burgess, Robert G. 1997(1984) A pesquisa de terreno. Uma introdução. Oeiras: Celta
-Costa, António F.1986, «A pesquisa de terreno em sociologia» in Silva, Augusto S. e Pinto, José M. (ed) Metodologia das Ciências Sociais, Porto: Afrontamento
-Emerson, Robert M. et alii, 1995 Writing Ethnographic Fieldnotes, Chicago&London: The University of Chicago Press
-Lofland, John e Lyn H. Lofland, 1995 Analysing Social Settings. A Guide to Qualitative Observation and Analysis, Belmont, California: Wadsworth Publishing Company
-Velho, Gilberto e Karina Kushnir (orgs.) 2003 Pesquisas Urbanas. Desafios do trabalho antropológico Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor
Bibliografia complementar Agar, Michael H. 1986 Speaking of Ethnography, Beverly Hills: SAGE
Atkinson, Paul et alii, 2001 Handbook of Ethnography, London: SAGE
Beaud, Stéphane e Weber, Florence, 2007 (1998) Guia para pesquisa de campo. Produzir e analisar dados etnográficos, Rio de Janeiro: Vozes
Becker, Howard S. 1998 Tricks of the Trade: How to Think about Your Research While You're Doing It Chicago: University of Chicago Press
Blundo, Giorgio e Jean-Pierre de Olivier Sardan, 2003 Pratique de la Description, Paris: EHESS
Burgess, Robert G. 1997 (1984) A pesquisa de terreno. Uma introdução. Oeiras: Celta
Caria, Telmo, 2003 (org.) Experiência etnográfica em ciências sociais, Porto: Afrontamento
Céfaï, Daniel (org.) 2003 L?enquête de terrain, Paris: La Decouverte
Costa, António F. 1986, «A pesquisa de terreno em sociologia» in Silva, Augusto S. e Pinto, José M. (ed) Metodologia das Ciências Sociais, Porto: Afrontamento
Emerson, Robert M. et alii, 1995 Writing Ethnographic Fieldnotes, Chicago&London: The University of Chicago Press
Lofland, John e Lyn H. Lofland, 1995 Analysing Social Settings. A Guide to Qualitative Observation and Analysis, Belmont, California: Wadsworth Publishing Company
Malinowski, Bronislaw, 1992 (1922) Argonauts of the Western Pacific, London: Routledge
Sanjek, Roger (ed), 1990 Fieldnotes. The Makings of Anthropology, Ithaca and London: Cornell University Press
Sardan, Jean-Pierre 2008 La rigueur du qualitatif. Les contraintes empiriques de l?interprétation socio-anthropologique, Louvain-la-Neuve : Bruylant-Academia
Velho, Gilberto e Karina Kushnir (orgs.) 2003 Pesquisas Urbanas. Desafios do trabalho antropológico Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor
Weber, Florence 2009 Manuel de l?ethnographe, Paris: PUF
Weiss, Robert S. 1994 Learning from Strangers. The art and Method of Qualitative Interview Studies, New York: Free Press