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Métodos Avançados de Análise de Dados (1 º Sem 2019/2020)

Código: M8205
Acrónimo: M8205
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês, Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 6.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 27.0 h/sem 123.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Não existem
Objectivos Esta unidade curricular tem por objetivo desenvolver métodos de dependência contemplando duas situações de investigação de grande aplicação na área das Ciências Sociais e Humanas.
São analisados designs complexos nos quais são testados modelos com efeitos de moderação e efeitos de mediação. São realizadas aplicações através de Regressão Linear Múltipla e Regressão Logística.
A apresentação dos diferentes métodos contempla também uma vertente mais aplicacional, construindo situações de análise com apoio de um software de Estatística (SPSS) e da macro PROCESS (Hayes, 2018).
Programa 1. Modelação: moderação e mediação
1.1 Moderação: efeito de interação
1.2 Mediação: cadeia de efeitos
1.3 Análise de artigos com moderação e mediação
2. Modelação de moderação via Regressão Linear (OLS)
2.1 OLS com efeitos principais e efeitos de interação
2.2 Moderadora quantitativa
2.3 Moderadora categorizada
2.4 Aplicação com software (SPSS e PROCESS)
2.5 Reportar resultados em tese/artigo
3. Modelação de mediação via OLS
3.1 Mediadora quantitativa
3.2 Estimar e testar efeito indireto via bootstrapping
3.3 Mediação parcial e total
3.4 Aplicação com software (SPSS e PROCESS)
3.5 Reportar resultados em tese/artigo
4. Modelação via Regressão Logística
4.1 Apresentação do modelo
4.2 Condições de aplicabilidade
4.3 Parâmetros do modelo
4.4 Aplicação com software
4.5 Reportar resultados em tese/artigo
Processo de avaliação Avaliação periódica:
1. Exercício individual (65%)
2. Trabalho de grupo (35%).

Condições:
1. Nota mínima no exercício individual: 8,0 valores
2. Nota mínima no trabalho: 10 valores

A avaliação por exame resulta da ponderação de duas componentes com as mesmas características das da avaliação eriódica.
Processo de ensino-aprendizagem O estudo individual, tendo por base a bibliografia sugerida, é orientado e apoiado pela realização de aulas de diferentes tipos:
1. Aulas teórico-práticas: apresentação conceptual dos métodos, apresentação e discussão de exemplos de aplicações (artigos);
2. Aulas laboratoriais: aplicação dos diferentes métodos através do SPSS e PROCESS e apresentação de resultados em tese/artigo.
Observações A par da bibliografia existem outros materiais necessários ao acompanhamento das aulas teórico-práticas (TP), bem como de apoio às aulas PL. Estes materiais são disponibilizados na plataforma de e-learning. Ela é igualmente usada para colocar outro tipo de informação importante para os alunos como seja: avisos da equipa docente, materiais destinados à avaliação dos alunos, artigos científicos, etc.
Bibliografia básica Baron, R e Kenny D. (1986). The Moderator-Mediator Variable Distinction in Social Psychological research: Conceptual, Strategic and Statistical Considerations, Journal of Personality and Social Psychology, 51, 1173-1182.
Frazier, P. A., Tix, A. P. e Barron, K. E. (2004). Testing moderator and mediator effects in counselling psychology research. Journal of Counselling Psychology, 51(1), 115-134.
Hayes, A. F. (2012). PROCESS: a versatile computational tool for observed variable mediation, moderation, and conditional process modeling.
MacKinnon, D. P., Fairchild, A. J. e Fritz, M. S. (2007). Mediation analysis. Annual Review of Psychology, 58, 593-614.
Maroco, J. (2010). Análise Estatística com o PASW Statistics (ex-SPSS), Pero Pinheiro.
Pampel, F. (2000). Logistic Regression, Sage Publications.
Passos, A. e Caetano, A. (2005). Exploring the effects of intragroup conflict and past performance feedback on team effectiveness, Journal of Managerial Psychology 20, 3/4, 231-244.
Bibliografia complementar Aiken, L., Stephen G. (1991). Multiple Regression: Testing and interpreting interactions, Newbury Park, Sage publications.

Calheiros, M. M. (2006). A construção social do mau trato e negligência: do senso-comum ao conhecimento científico. ed. 1, ISBN: ISBN 972-31-1132, Coimbra: Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação para a Ciência e Tecnologia. Imprensa de Coimbra Lda.

Cohen, J., Cohen P., West S. e Aiken L. (2003). Applied Multiple Regression/Correlation. Analysis for the Behavioral Sciences, Mahawh: Laurence Erlbaum, 3ª ed.

Hair, J., Black, W. Babin, B. e Anderson, R. (2009). Multivariate Data Analysis, 7ª ed., Prentice-Hall International, Inc.

Preacher, K. J. e Hayes, A. F (2008). Asymptotic and resampling strategies for assessing and comparing indirect effects in multiple mediator models, Behavior Research Methods, 40 (3), 879-891, http://quantpsy.org/pubs/preacher_hayes_2008b.pdf.

Tabachnick, B. e Fidell, L. (2006). Using Multivariate Statistics, USA, Person International Edition, 5ª.

Important links:

Kenny, D. A. (2011). Moderation http://davidakenny.net/cm/moderation.htm
Kenny, D. A. (2012). Mediation, http://davidakenny.net/cm/mediate.htm

Jose, P.E. (2013). ModGraph-I: A programme to compute cell means for the graphical display of moderational analyses: The internet version, Version 3.0. Victoria University of Wellington, Wellington, New Zealand. Retrieved [date] from http://pavlov.psyc.vuw.ac.nz/paul-jose/modgraph/

Jose, P. E. (2013) MedGraph-I: A programme to graphically depict mediation among three variables: The internet version, version 3.0. Victoria University of Wellington, Wellington, New Zealand. Retrieved [date] from http://pavlov.psyc.vuw.ac.nz/paul-jose/medgraph/

On-line data bases:

The European Social Survey (ESS): http://www.europeansocialsurvey.org/.