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História Oral (1 º Sem 2019/2020)

Código: M8263
Acrónimo: M8263
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 21.0 h/sem 129.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Nenhuns.
Objectivos A UC visa apresentar os fundamentos básicos (teóricos e práticos) da História Oral e conseguir que os alunos aprendam a fazê-la.
Programa 1. A História Oral como saber reconhecido:
1.1. A emergência e a afirmação da História Oral.
1.2. Tradições orais.
1.3. Tipologias e problemáticas da memória colectiva.
1.4. História Oral e fontes orais em arquivos e museus.
1.5. A situação da História Oral em Portugal.
2. A prática da História Oral:
2.1. Especificidades das fontes orais.
2.2. A inter-relação entre o entrevistador e o entrevistado.
2.3. Técnicas de entrevista.
2.4. Tipos de entrevistas.
2.5. A construção de perguntas.
2.6. Perfis de entrevistados.
2.7. Tipos de transcrição ou fichagem.
2.8. Utilização e crítica das fontes orais.
2.9. Problemas de confidencialidade: direito à informação ou direito à privacidade?
Processo de avaliação A avaliação periódica consite num dossier sobre um tema com: problemática; grelha de entrevista; 3 perfis; transcrição/fichagem de 5 mn de uma entrevista; comentário dessa entrevista; reflexão final com análise da contribuição da história oral para o estudo do problema.

Em alternativa, haverá exame final.
Processo de ensino-aprendizagem O estudo, tendo por base a bibliografia de trabalho e o trabalho prático, será orientado e apoiado pela realização de aulas teórico-práticas e constitui a base do processo de ensino-aprendizagem. O desenvolvimento de competências de operacionalização analítica bem como da capacidade de comunicar análises e conclusões será exercitado ao longo do processo de avaliação.
Observações
Bibliografia básica BURGUESS, Robert G. (1997) A pesquisa de terreno. Uma introdução, Oeiras, Celta Editora
DESCAMPS, Florence (2001) L'historien, l'archiviste et le magnétophone. De la constitution de la source orale à son exploitation, Paris, Ministère de l'Économie, des Finances et de l'Industrie.
GHIGLIONE, Rodolphe e MATALON, Benjamin (1992) O inquérito. Teoria e prática, Lisboa, Celta Editora
OLIVEIRA, Luísa Tiago de (2010) "A História Oral em Portugal", Sociologia. Problemas e Práticas, 63, pp. 139-56. Acessível em http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/spp/n63/n63a08.pdf
POIRIER, Jean, CLAPIER-VALLADON, Simone e RAYBAUT, Paul (1995) Histórias de vida. Teoria e prática, Oeiras, Celta Editora
RITCHIE, Donald A. (2011) The Oxford Handbook of Oral History. Oxford University Press
TRAVERSO, Enzo (2012) O Passado, modos de usar. História, Memória e Política, Lisboa, Edições Unipop
Bibliografia complementar AROSTEGUI, Julio (2004) La historia vivida. Sobre la Historia del Presente, Madrid, Alianza Editorial, 1ª parte
BAWM, Willa K. (1991) Transcribing and editing Oral History, Walnut Creek, Altamira Press
BEBIANO, Rui (2003) "Temas e problemas da história do presente", in A História Tal Qual se Faz, org. de José d' Encarnação, Lisboa, Edições Colibri / Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, pp. 225-236
BERTAUX, Daniel (1997) Les récits de vie: perspective ethnosociologique, Paris, Nathan
BERTAUX, Daniel (org.) (1981) Biography and society. The Life History approach in the Social Science, London, Sage
BOURDIEU, Pierre (1994) "A ilusão biográfica" in Razões práticas: sobre a teoria da acção, Oeiras, Celta Editora, pp 53-59
CATROGA, Fernando (2001) História, memoria e historiografia, Coimbra, Quarteto
CHAVEAU, Agnés e Philippe Tétard, orgs., (1992) Questions à l?histoire des temps présents, Bruxelles, Éditions Complexe
COIMBRA, Maria Natércia (1993) "O arquivo de história oral no Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra. Entrevistas: conceito, natureza e direitos de uso e divulgação envolvidos" Cadernos BAD (1), pp. 21-30
CONNERTON, Paul (1993) Como as sociedades recordam, Oeiras, Celta Editora
DEXTER, Lewis Anthony (2006) Elite and specialized interviewing, University of Essex (Colchester) - ECPR Press.
FENTRESS, James e WICKAM, Chris (1994) Memória social. Novas perspectivas sobre o passado, Lisboa, Teorema
FERRAROTTI, Franco (1981) Storia e storia di vita, Roma, Laterza
FODDY, William (1996) Como perguntar. Teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários, Oeiras, Celta Editora
HALBWACHS, Maurice (1968) La mémoire collective, Paris, Presses Universitaires de France (edição original - 1950)
HALBWACHS, Maurice (1994) Les cadres sociaux de la mémoire, Paris, Albin Michel (edição original - 1925)
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JOUTARD, Philippe (1983) Ces voix qui nous viennent du passé, Paris, Hachette
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NAMER, Gerald (1987) Memoire et societé, Paris, Méridiens Klincksiech
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PASSERINI, Luisa (1988) Storia e soggettività. Le fonti orali e la memoria, Florença, La nuova Italia
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PORTELLi, Alessando (2013) A morte de Luigi Trastulli e outros ensaios, Lisboa, Edições Unipop
REVEL, Jacques (1996) Jeux d'échelles. La micro-analyse à l'expérience, Paris, Gallimard / Le Seuil
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THOMPSON, Paul (1978) The voice of the past. Oral History, Oxford / London / New York, Oxford University Press
VALCUENDE DEL RIO, José María e Susana Narotsky Molledo (orgs.) (2005) Las políticas de la memoria en los sistemas democráticos: poder, cultura y mercado, Sevilha, Federación de Asociaciones de Antropología del Estado Español / Fundación El Monte / Asociación Andaluza de Antropología
VANSINA, Ian (1965) Oral tradition as History, Madison / Wisconsin, University of Wisconsin Press
VIDIGAL, Luís (1996) Os testemunhos orais na escola: história oral e projectos pedagógicos, Porto, Asa.
YOW, Valerie Raleigh (1994) Recording Oral History. A Pratical Guide for Social Scientists, London, Sage Publications