Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MEA

Gestão de Organizações com e Sem Fins Lucrativos (2 º Sem 2017/2018)

Código: M8306
Acrónimo: M8306
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 21.0 h/sem 129.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2017/2018
Pré-requisitos Conhecimentos básicos de gestão.
Objectivos Pretende-se com esta Unidade Curricular discutir e analisar desafios de gestão enfrentados pelas organizações com e sem fins lucrativos, através da abordagem de temáticas de relevo para a compreensão do contexto atual em que as organizações operam.
Programa I- Gestão de organizações com e sem fins lucrativos
II- Gestão Estratégica de organizações com e sem fins lucrativos
III- Gestão Sustentável de organizações com e sem fins lucrativos
Processo de avaliação O processo de avaliação pretende aferir até que ponto os alunos atingiram os objetivos de aprendizagem propostos para a unidade curricular. Para a avaliação estão previstos três tipos de avaliação:
(1) Exame escrito - 50%;
(2) Trabalho de grupo - 40%;
(3) Participação em aula - 10%
Processo de ensino-aprendizagem O processo de ensino-aprendizagem assenta na combinação entre a exposição do docente dos temas do programa e a participação ativa dos alunos. Isto requer a preparação prévia da bibliografia de acordo com a planificação distribuída.
Pretende-se ainda que as aulas sejam abertas à exemplificação das temáticas através de artigos científicos, casos de estudo e estatísticas apresentados pelo docente e pelos alunos, aproveitando a experiência que pode ser partilhada com o grupo.
Observações Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente/coordenador da UC na primeira semana de aulas com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC
Bibliografia básica Worth, Michael J. (2016) Nonprofit Management: Principles and Practice. Sage. Fourth Edition.
Bibliografia complementar Bryson, John M., Anderson, Sharon R. e Alston, Farnum K. (2011). Implementing and Sustaining your Strategic Plan - A workbook for public and nonprofit organizations. Jossey-Bass.
Bryson, John M. e Alston, Farnum K. (2011). Creating your Strategic Plan - A workbook for public and nonprofit organizations. Jossey-Bass. 3rd edition.
Courtney, Roger (2013). Strategic Management in the Third Sector. Palgrave Macmillan.
David Chandler and William B. Werther, Jr., Strategic Corporate Social Responsibility, 3/e, Sage, 2014.
Zimmerman, Steve and Bell, Jeanne (2015), Sustainability Mindset: Using the matrix map to make strategic decisions. Jossey-Bass.